terça-feira, 20 de dezembro de 2016

360º - O terror voltou a abalroar a Europa (triplamente): o que se sabe e falta saber do ataque em Berlim; de Zurique; e da morte do embaixador russo

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
O terror voltou ontem a abalroar a Europa. Triplamente:
Outras notícias da manhã:

O Governo vai retirar aos privados o negócio do sangue. Segundo o Público, o projeto passa por obrigar os hospitais públicos a recorrerem ao Instituto do Sangue para se abastecerem de plasma. A mudança surge depois da investigação O-, que já fez dois detidos: o ex-presidente do INEM e o presidente da Octapharma.

A partir de janeiro, o preço dos transportes públicos aumenta 1,5%. Ao Jornal de Negócios, o secretário de Estado garante que esta subida vai ser esmagada pelas novas deduções fiscais permitidas no IRS.

O dronegate chegou ao fim. A China já devolveu aos EUA o aparelho capturado por um avião militar na semana passada. Um episódio que aumentou ainda mais a tensão entre os dois países, em crescendo desde a eleição de Trump.
Trump que foi confirmado como 45º presidente dos EUA pelo Colégio Eleitoral americano, superando os 270 votos a favor de que precisava. Só esta decisão tornou a eleição oficial.


Outra informação relevante
A discussão sobre o salário mínimo na concertação social foi novamente adiada. A nova reunião está marcada para quinta-feira. O Governo propôs agora 557 euros para 2017, mas com uma redução da TSU em 1%, indo assim de encontro às exigências de patrões e de outros parceiros.

No Barómetro de dezembro da Acege, que esta manhã publicámos, mais de dois terços dos gestores inquiridos defendem esse aumento do salário mínimo. Mas consideram que o Brexit e o resultado do referendo em Itália vão travar a economia.

Com pompa e circunstância, e três dias de atraso, o Governo e o Banco de Portugal anunciaram a solução para os lesados do BES. Mas o anúncio fez-se de palavras e não de dados concretos e os detalhes foram conhecidos apenas via fontes ligadas ao processo: quem aceitar a proposta garante 75% do valor investido, que será pago até 2019 de acordo com alguns limites. Marcelo espera para saber antes de comentar. O PSD fala em "mau compromisso" se sair do bolso dos contribuintes. O Montepio estuda agora apresentar uma proposta a quem recupere o dinheiro.

Na CGD, os nomes escolhidos por Paulo Macedo para a administração do banco público já foram entregues ao Banco de Portugal para seguirem para aprovação do BCESão sete os administradores executivos, faltando agora indicar os não executivos.

Voltando a Marcelo, o Presidente esteve ontem a vendar calendários para ajudar o IPO de Lisboa em pleno Centro Comercial Colombo. E enquanto destronou o Pai Natal em afectos e protagonismo, pediu um desejo para 2017: que o país cresça mais no próximo ano.

Mas não há intervenção de Marcelo que valha à Cornucópia. O teatro vai mesmo fechar portas no início do anoO esclarecimento foi feito ontem pela direção de Luis Miguel Cintra e Cristina Reis. 

Com ou sem coligação com o PSD em Lisboa, Assunção Cristas já traçou uma linha vermelha sobre as autárquicas no PortoO CDS vai voltar a apoiar Rui Moreira e não troca esse apoio por qualquer aliança com os sociais-democratas na capital.

Mário Soares continua a melhorar, mas mantém-se internado nos Cuidados Intensivos do Hospital da Cruz Vermelha e ainda com prognóstico reservado

No futebol, o FC Porto venceu o D. Chaves no último jogo da jornada e consolidou o segundo lugar. Mas só na segunda parte é que os dragões deram a volta ao jogo, depois de terem estado a perder grande parte do encontro. Na crónica, o Rui Miguel Tovar fala em D de Dragão, Depoitre e Danilo.

Christine Lagarde foi condenada por negligência quando era ministra das Finanças de França.  O caso envolve uma arbitragem em que concedeu 400 milhões de euros ao então presidente do Marselha, o milionário Bernard Tapie. O conselho do FMI analisou o impacto da sentença, mas decidiu manter Lagarde no cargo de diretora-geral do Fundo.

A nossa Opinião

Os nossos Especiais
Não podia vir mais a propósito. No dia em que o embaixador russo na Turquia foi morto num acto de vingança pela intervenção da Rússia na Síria, o João de Almeida Dias foi tentar perceber até onde vai o poder de Vladimir Putin. Além do papel na guerra síria, a Rússia é acusada de ter ajudado a eleger Trump, tem dois dos principais candidatos presidenciais franceses pró-Moscovo e aliados no poder da Bulgária e da Moldávia. Até onde chegam afinal os tentáculos russos? É ler.

Notícias surpreendentes

Apresse-se! O Natal está mesmo a chegar e provavelmente ainda tem presentes para comprar. Aqui ficam 20 sugestões para oferecer aos avós.

antes da Consoada, leia ainda estas dez ideias para decorar a sua mesa de Natal.

Zsa Zsa Gabor, que morreu domingo aos 99 anos, também passeou os seus escândalos de vedeta por Portugal. A atriz-socialite foi uma das convidadas da famosa festa Patiño, que trouxe a Portugal atrizes famosas, princesas e milionários naquele ano de 1968. Mas não levou, nem deixou, boas memórias: gritou com muita gente, esbofeteou um empregado e recusou pagar várias contas.

Tivemos uma rainha fotógrafa, mas poucos conheciam esta faceta de D. Maria Pia. No Palácio da Ajuda há 30 fotos que provam a vocação real.

Por falar em fotografia, Jorge Bacelar é médico veterinário de profissão e fotógrafo nas horas livres. E o seu hobby tem sido premiado em todo o mundo. Ele mostra o país rural e genuíno que poucos conhecem em imagens únicas (não tenho problemas em usar mesmo o adjetivo de fantásticas). Eis o Portugal desconhecido aos olhos de um veterinário de aldeia.

Depois destas belas imagens (não me canso de repetir), já está preparado para o resto da atualidade que vamos continuar a seguir no Observador. Com destaque para o acompanhamento do que se passou em Berlim e Ancara, sem deixar de olhar para toda a restante informação. Passe por cá

E tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário