quarta-feira, 31 de maio de 2017

31 DE MAIO DE 2017 1000 portugueses já fugiram da Venezuela (e o regresso é duro)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
A manhã começou com o registo de um ataque suicida em Cabul, provocando já 80 mortos num bairro de embaixadas; e de mísseis russos na Síria, disparados contra o Daesh. As notícias estão ainda em actualização.
O Supremo autorizou Temer a depor por escrito. O Presidente brasileiroterá 24 horas para responder às questões da polícia após receber as perguntas.
Na América, o Congresso pede informações ao advogado de Trump sobre a ingerência russa. Michael Cohen recusou, alegando que o que lhe pediram é “demasiado amplo” e “incapaz de ser respondido”.
A UE decidiu investir 120 milhões de euros em wi-fi grátis. Sim, é uma óptima notícia: ao longo dos próximos dois anos, vão ser criados pontos de acesso à rede sem fios em todos os espaços públicos europeus, desde praças e jardins a hospitais...
... e está pronta a lançar o debate sobre uma outra zona euro. A Reutersavançou esta noite que a Comissão vai hoje divulgar um relatório que admite que a zona euro pode necessitar de emitir dívida conjunta e ter um orçamento comum, para além de um Ministro das Finanças europeu lá para 2019. A notícia está aqui.
O Reino Unido acordou abalado por uma nova sondagem, que aponta para um "hung Parliament" - ou seja, para um Governo sem maioria depois das eleições. O método da sondagem do The Times é diferente, pelo que polémico. Mas foi suficiente para que a libra abrisse em queda, diz o Wall Street Journal. Como escreveu aqui a Ana Fonseca Pereira, esta eleição pode não ser um passeio que May esperava.

As notícias do dia

Não há outra maneira de o dizer: os portugueses começaram a fugir da Venezuela. E o regresso está a ser duro. O primeiro indicador disso está nos apoios sociais que estão a ser pedidos na Madeira: desde o início do ano, perto de mil emigrantes na Venezuela inscreveram-se no centro de emprego do Funchal e as autoridades regionais falam de um aumento de pedidos de auxílio para habitação social, RSI, alimentação e medicamentos. O Márcio Berenguer conta o que se passa e usa a palavra tabu: refugiados. Falando com os venezuelanos que vieram para cá, a Rita Siza conta-nos a história de um país a viver uma bipolaridade: nas ruas, o desastre; na televisão do Presidente Maduro, tudo bonito. E dá-nos conta dos últimos desenvolvimentos no terreno: a oposição prepara escalada dos protestos contra Maduro. O Editorial é do Amílcar Correia.
Na nossa manchete de hoje está esta notícia: o Governo mantém na gaveta a nova descida do IVA na restauração. No sector há quem lembre os produtos que ficaram de fora da descida de 2016, mas sobretudo a "palavra dada" por António Costa
Falando de economia, passe os olhos por esta análise do Sérgio Aníbal: a confiança em máximos terá efeitos máximos? A resposta é que talvez não. Por isto. 
Mas a política parece mudar de tomo PSD largou o discurso dos números;Costa e Marcelo já só falam de uma subida do rating - com Bruxelas a apoiar, mas com S&P a deixar já o aviso de que ainda falta caminho (diz hoje o DN). Este será mesmo "um país macroeconomicamente aborrecido", como diz o Rui Tavares?
A meio caminho ficou a cimeira ibéricaA Bárbara Reis resume o deve e o haver.
A haver, é o que reclamam as escolas privadas: em dois anos perdem 48 milhões de apoios do EstadoA GNR também reclama, mas a falta de 3500 agentes. E os bombeiros pedem mais dinheiro - mas, aqui, o Governo parece disposto a rever.
Uma ideia completamente diferente: o juiz Carlos Alexandre sugeriu a liberalização de algum comércio de drogas. Mas nas conferências do Estoril a conversa forte foi, claro, sobre corrupção. Com a ajuda de dois famosos 'superjuizes', Baltazar Gárzon e Sérgio Moro.
E uma reforma ainda sem a parte máa carta por pontos ainda não obrigou condutores a fazer formação, conta o JN.

Completamente diferentes... 

... mas igualmente importantes, ou interessantes. Exemplos de reportagens e notícias que escrevemos e que talvez lhe tenham escapado:
1. O contributo português na luta contra a malária. É um dos muitos projectos de investigação no mundo que perseguem a velha ambição de encontrar uma vacina para a malária. Mas, tem (pelo menos) duas características especiais: é uma vacina que está a ser concebida por portugueses desde 2010 e, por outro, os resultados obtidos até agora em modelos animais têm sido bastante promissores. Esta terça-feira começa oficialmente a fase dos ensaios clínicos, que vão decorrer na Holanda. A Andrea Cunha Freitas explica.
2. São lojas históricas, mas não são museus. Lisboa está finalmente a tentar proteger o seu comércio mais emblemático. O desafio, explicam os designers que pensaram o projecto lisboeta, é que as lojas não parem no tempo e sejam relevantes na actualidade. O João Pedro Pincha abriu-nos a porta, vamos entrar?
3. Os prisioneiros esquecidos. Há precisamente 56 anos, o jornal The Observer publicava um artigo do advogado Peter Benenson, com o título The forgotten prisioners, chamando a atenção para as pessoas perseguidas e presas pelas suas opiniões políticas ou religiosas contrárias às dos seus governos. Benenson apelava aos leitores para que escrevessem aos líderes e instituições desses países para respeitarem e defenderem os direitos básicos dos seus cidadãos. Poucos dias após a publicação deste artigo, foram recebidas cartas de encorajamento à campanha. Um ano depois a Aministia divulgava o seu primeiro relatório. O documento passou a ser parte da nossa história. E este é o seu mais recente retrato do mundo (em versão infográfica).
4. Poderá a geringonça durar duas legislaturas? Com a legislatura no meio, há já no Governo quem faça contas a uma outra legislatura no poder. Um desejo que o BE e o PCP poderão estar dispostos a satisfazer, dependendo das condições acordadas e do programa político. A São José Almeida foi informar-se e deixou-nos a análise política mais importante do momento.

A agenda de hoje
  • Termina hoje o prazo de entrega da declaração de IRS (cuidado, porque o atraso pode custar até 3750 euros, lembra o Eco);
  • O INE publica as Contas Nacionais Trimestrais, depois de ter anunciado que a economia portuguesa acelerou 2,8% no primeiro trimestre do ano;
  • São conhecidos também dados do desemprego na Zona Euro (de abril) e uma estimativa rápida da inflação (relativa a maio);
  • O PSD termina as suas jornadas parlamentares, dedicadas à reforma do sistema político.

Só mais um minuto...

... para lhe deixar uma selecção de espectáculos, festas e actividades para sair de casa em família. Para amanhã, dia da Criança, mas também para o fim-de-semana. Vai de Norte a Sul. E sem mexer na carteira. A elas, não pode faltar nada - sobretudo não pode faltar a sua companhia.
E o sorriso, claro, também não: veja como estes bebés já estão em pé ao fim de quatro meses, ponha agora o seu melhor sorriso e siga assim, dia fora. Estaremos por aqui, sempre que precisar. 
Um abraço! Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário