quarta-feira, 31 de maio de 2017

Economia: livro de combate. Contra o obscurantismo


Este livro gerou acesa polémica em França. Tem uma tese ousada: tal como a medicina ou a biologia, também a economia se tornou uma ciência experimental, sustentada em métodos científicos, que permitem afirmar a validade ou não de determinados conceitos perante variáveis bem definidas. Ou seja, hoje, em economia, já não é possível afirmar tudo e também o seu contrário: o conhecimento científico é incontornável e não pode ser escondido.

No entanto, defendem os autores de O Negacionismo Económico, paralelamente a estes avanços, proliferam no discurso público vários milagreiros, propondo remédios fantasiosos para os males que afectam a vida económica das populações. E é contra estas ideias não fundamentadas mas amplamente divulgadas na comunicação social por entidades pouco credíveis que os economistas franceses Pierre Cahuc e André Zylberberg se insurgem neste livro que a Guerra e Paz faz chegar às livrarias a 7 de Junho, com tradução de Isabel Lopes.

Ouçamos os autores: «O negacionismo económico pode ser bastante vantajoso. Mas as suas consequências são devastadoras. À escala mundial, as políticas baseadas em ideias falsas acabam por traduzir-se em milhões de desempregados, outros tantos mortos e o empobrecimento de centenas de milhões de pessoas.» É isto o que pode ler-se logo na introdução de O Negacionismo Económico, de Pierre Cahuc e André Zylberberg. Os dois autores franceses lamentam o espaço que se dá a vozes pouco credíveis em assuntos de economia, fazendo proliferar ideias não fundamentadas que põem em causa todo o conhecimento científico já adquirido. Fala-se levianamente de baixa de impostos, aumento da despesa pública, redução do horário de trabalho, desconhecendo as mais recentes descobertas sobre estas medidas. Tudo em nome dos interesses instalados e da frase fácil, acusam.

A economia tornou-se uma ciência experimental e há métodos de análise para saber se a desregulação financeira favorece o crescimento, se o custo do trabalho tem consequências no emprego, se a emigração aumenta o desemprego, se a despesa pública relança a actividade económica ou se a subida de impostos a diminui.

A tese destes dois consagrados economistas animou as discussões do júri do Book Prize em Economia, tendo gerado um intenso debate e alguma controvérsia entre a classe dos economistas em França. Este é, pois, um livro de combate. De combate pela ciência contra o obscurantismo. De combate pela verdade contra o negacionismo. Há que estar atento aos vendilhões de banha da cobra e que procurar a verdade, nesta luta que nos en­volve a todos.



O Negacionismo Económico
Pierre Cahuc e André Zylberberg
15x23
176 páginas
16,00 €
Não Ficção / Economia
Nas livrarias a 7 de Junho
Guerra e Paz Editores



R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário