quarta-feira, 31 de maio de 2017

360º - Entrevista ao polémico Nigel Farage: os 'mimos' a Sócrates, Durão e Cavaco e o aviso que reduzir a dívida vale mais 20 anos de austeridade

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um atentado em Cabul, Afeganistão, fez pelo menos 49 mortos e mais de 300 feridos. Um carro armadilhado explodiu no bairro diplomático, junto a várias embaixadas.

Os EUA testaram a interceção de mísseis intercontinentais em resposta às ameaças da Coreia do Norte. O teste usou um novo sistema de defesa de longo alcance.

Já a Rússia lançou quatro mísseis contra o Estado Islâmico. O ataque aconteceu na zona de Palmira, na Síria.

Depois de Merkel, um aviso de Guterres a Trump: pede união aos líderes mundiais na questão do clima. Ontem o presidente americano tinha respondido às críticas alemãs em tom ameaçador via Twitter: "Isto vai mudar!" (pelo meio recebeu o pedido de demissão do seu diretor de comunicação, Mike Dubke).

O sistema da carta por pontos tem um ano, mas até agora ninguém foi obrigado a fazer formação obrigatória, escreve o JN. A medida estava prevista para condutores que tivessem perdido sete ou mais pontos.

A crise na Venezuela está a trazer muitos madeirenses de volta. E a despesa social da Madeira já está a ressentir-se, escreve o Público.

Outra informação relevante

Nigel Farage, ex-líder do UKIP e o grande promotor do Brexit, foi um dos convidados das Conferências do Estoril. Em entrevista à Helena Cristina Coelho, foi polémico e ácido como sempre. Sugere que Portugal discuta a saída da UE, avisa que uma redução de dívida valerá mais 20 anos de austeridade e distribui 'mimos' pelos políticos portugueses: recorda José Sócrates como uma “desgraça”, Durão Barroso como um “eurofanático” sem sentido de humor e os comentários de Cavaco como do mais nojento que ouviu.

Nas Conferências do Estoril ontem também se discutiu Justiça com três superjuízes. O brasileiro Sergio Moro considerou a corrupção brasileira vergonhosa, enquanto o espanhol Baltazar Garzón e o português Carlos Alexandre defenderam a "delação premiada".
 
Por falar em corrupção e em Brasil, vale a pena ler esta reportagem entre Brasília e o Paraná feita pela Inês Subtil. A frase que ela mais ouviu foi "o sistema 'tá todo corrompido. Não tem jeito".

E ainda no Brasil, Temer foi autorizado a responder por escrito sobre a polémica gravação em que autoriza subornos.

A campanha 'Centeno à presidência do Eurogrupo' teve novos desenvolvimentos. António Costa fez questão de explicar que o cargo não o faria perder o ministro das Finanças e recebeu o importante apoio espanhol: Rajoy disse-lhe que vai sempre "preferir os amigos". Quem também defendeu a escolha de Centeno foi o Nobel da Economia Joseph Stiglitz.

E a campanha pela subida do rating português também esteve em altaCostaMarcelo e até Moscovici pediram que as agências olhassem para Portugal. A Standard & Poor's parece ter ouvido: faz elogios, mas exige mais provas antes de mexer na avaliação nacional, segundo o DN/Dinheiro Vivo.

O PSD está reunido em jornadas parlamentares e mudou de estratégia. Vai esquecer os números e apostar no país real, escreve a Rita Dinis.

Uma nota ainda para a vacina contra a malária. Foi desenvolvida por portugueses e vai começar a ser testada em humanos: pode salvar 430 mil pessoas por ano.

Os nossos especiais

Quais são os três grandes problemas dos exames nacionais que estão aí à porta? Segundo o ensaio de Alexandre Homem Cristo, quase só avaliam a memória, não medem as aprendizagens de forma fiável e estão obcecados com as médias de acesso à Universidade.

Nos violentos protestos da Venezuela têm-se distinguido os não menos violentos "colectivos". O João de Almeida Dias conta quem são estes grupos de civis armados que defendem o regime de Maduro e fala com as suas vítimas.

A Coreia do Norte tem dominado as notícias e foi o tema escolhido para o Conversas à Quinta desta semana. José Manuel Fernandes, Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama falam de tudo o que precisa saber sobre o país mais isolado do mundo. (veja o vídeo porque vai ouvir declarações polémicas)

E o que se pode concluir da execução orçamental de abril? Os especialistas Joana Vicente e Luís Teles de Morais destacam os bons números da economia portuguesa mas deixam um alerta: o saldo positivo de 1,3% em 2021 implica uma consolidação que poderá trazer graves consequências.

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Chama-se Blockchain e é uma máquina do dinheiro que pode ser maior que a Internet. A Ana Pimentel falou com o responsável pela estratégia tecnológica da multinacional SAP sobre esta tecnologia "decisiva" que está na base das trocas de valor virtuais.

A feira do Livro de Lisboa abre amanhã no Parque Eduardo VIIHá algumas novidades e os suspeitos do costume.

Também há muito para ouvir nos próximos meses e para todos os públicos. Eis o programa da nova temporada do CCB; os 120 concertos de verão na Casa da Música; e o cartaz do festival Super Bock Super Rock.


Sobre os manos Sobral, a atriz Maria Vieira criticou Salvador com palavras menos próprias e criou uma enoooooorme polémica nas redes sociais em redor do vencedor da Eurovisão.

Há 101 bancos de imagens com fotos gratuitas. Mas Portugal só aparece em 21 deles. E que fotografias têm eles para dar do nosso país? Mostram sobretudo o estilo de vida, as praias e os campos.


Agora que já tem as notícias mais recentes, o resumo do que mais importante se passou ontem, boas reportagens e histórias para ler, não deixe de voltar ao Observador. Vai ser sempre surpreendido 

Uma feliz e produtiva quarta-feira


 

 
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário