quarta-feira, 10 de maio de 2017

360º - Tudo (mesmo tudo) sobre a noite de Salvador Sobral, a demissão-choque do diretor do FBI e uma entrevista em direto ao psicólogo Eduardo Sá

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...Num movimento surpreendente, Donald Trump demitiu o diretor do FBIRazão invocada: a forma como James Comey divulgou as conclusões do inquérito aos emails de Hillary Clinton (tem alguma graça porque na altura Trump achou tudo muito bem). Razão suspeitada: a investigação que decorre às ligações entre membros da campanha do Presidente e a Rússia.

Em editorial, o New York Times não tem dúvida: "Comey foi despedido por estar a liderar uma investigação que pode derrubar um Presidente".

Salvador Sobral conseguiu: o concorrente português no Festival da Eurovisão passou à final de sábado. Pequeno detalhe sem grande importância, mas curioso: ele foi o único que não cantou em inglês. Como escreve a Sara Otto Coelho, "a Eurovisão é um lugar estranho", mas este ano há um fenómeno a que vale a pena estar atento.

Nós aqui no Observador fizemos isso mesmo, portanto esta manhã pode olhar para a cerimónia de ontem de vários ângulos:

Ontem à noite também houve futebol: o Mónaco de Leonardo Jardim foi eliminado pela Juventus nas meias-finais da Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Bruno Roseiro escreve que "o futebol mostrou que pode ser tudo menos romântico: não ganhou o mais bonito, ganhou o melhor".


Informação relevante
Hoje é o primeiro de dois dias de greve dos médicos.Trata-se mesmo de uma das classes mais poderosas do país? E as paralisações têm valido a pena para conseguirem o que querem?Os sindicatos garantem que sim, os governantes dizem que nem por isso.

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Rocha Andrade, foi ao Parlamento defender o PERES (Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado). Deu dois números: dos 90 mil aderentes, 10 mil tinham dívidas consideradas incobráveis pelo fisco; e dois terços eram contribuintes singulares e não grandes empresas. Mas não revelou valores concretos.

Tem sido uma das grandes polémicas políticas dos últimos dias e hoje à tarde pode voltar ao debate quinzenal no Parlamento: Passos Coelho tem razão ao acusar António Costa de violar um acordo entre os dois partidos nas nomeações para o Conselho de Finanças Públicas? Fizemos um Fact Check e a resposta é não.

Subir a TSU ou taxar lucros são hipóteses para novas formas de financiar a Segurança Social. Segundo o JN, o Governo está a discutir o tema com os partidos de esquerda

Já se começa a tornar uma daquelas piadas diárias.Ontem, o Presidente da República esteve com o primeiro-ministro num colóquio e voltou a falar do seu "optimismo": "Ele todos os dias, mesmo quando chove, abre persianas e está um sol radiante".

José Júlio Pereira Gomes, embaixador português em Estocolmo, é o novo secretário-geral das Secretas. Júlio Pereira, que está há 12 anos no cargo, sai depois da visita do Papa Francisco.

Um militar da GNR que estava de folga asfixiou e deixou inconsciente um homem que estava a protestar contra o atendimento nas Finanças do Montijo. Foi tudo transmitido em direto pelo Facebook e, nas imagens, ouve-se o GNR a dizer: “Pronto. Lindo menino. Neste momento, estás detido”.

Depois de várias semanas no hospital de Santa Maria,morreu ontem o jornalista e escritor Baptista Bastos. Marcelo Rebelo de Sousa lembrou "um português antigo", Herman José "um cultor de amizades" e Alice Vieira um homem que lhe "salvou a vida".

A Coreia do Sul tem um novo Presidente. Moon Jae-in é um liberal e quer mudar radicalmente as relações com a Coreia do Norte. Até admite ir a Pyongyang.


Especial visita do Papa

O Observador esteve vários dias no Vaticano a falar com os mais altos responsáveis da Igreja Católica, por causa da visita do Papa a Fátima. Com base em várias entrevistas, a Rita Garcia fez um retrato das mudanças que Francisco está a introduzir e que envolvem contas limpas, combate aos abusos sexuais e desafios à hierarquia. E concluiu: o objectivo do Papa é reformar o suficiente para que, quando resignar ou morrer, a revolução seja irreversível.

Ainda no Vaticano, a Rita Garcia falou com o Cardeal Gerhard Müller, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, um dos homens mais poderosos da Igreja. Em entrevista, garante: “As autoridades da Igreja são o único grupo que luta absolutamente contra o abuso de menores”.

Fátima e a I República são o tema do Conversas à Quinta desta semana, que já está disponível. Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debatem a importância histórica do culto mariano.

Mais uma nota importante: toda a informação que vamos publicando sobre a visita do Papa a Fátima (e é muita) pode ser lida aqui.


A nossa Opinião

Luís Aguiar-Conraria pergunta "E se pagar 50% de IVA fosse uma boa ideia?": "Com a globalização, a esquerda tem de entender que a competitividade não é uma questão fútil e a direita tem de compreender que políticas de redistribuição são uma necessidade e não uma escolha".

Maria João Marques escreve sobre mães que trabalham:"Enquanto as mulheres forem financeiramente prejudicadas na sua carreira por terem filhos, é bom que a comunidade que beneficia da existência de crianças dê bonificações fiscais às mães com profissão".


Os nossos Especiais
É uma série popular - e polémica. O tema central de "Por Treze Razões" é o suicídio, mas a dúvida é esta: a produção do Netflix retrata o problema ou glorifica-o? Numa altura em que os pais estão preocupados com o fenómeno Baleia Azul, surge mais um alerta. A  Rita Porto falou sobre o tema com adolescentes e com especialistas.

Há muitas perguntas para fazer e muitas respostas para dar sobre este assunto, por isso daqui a pouco, pelas 11h, o psicólogo Eduardo Sá vai estar bem no meio da redação do Observador a dar uma entrevista a todas as pessoas que lhe quiserem fazer perguntas. Os leitores também podem mandar perguntas pelo email "leitor@observador.pt". Vai ser tudo transmitido em direto no site, no Facebook e no Twitter.


Notícias surpreendentes

A Tesla voltou a irritar os construtores - desta vez a Volkswagen e a BMW. A marca de Elon Musk está agora a comprar fornecedores para os retirar à concorrência. É uma das notícias que vale a pena ler na nossa secção Auto.

O skate sobre carris pode tornar-se o novo desporto nacional? Se depender de Ricardo Marques, sim. Ele inventouuma tábua de skate que se encaixa nos carris de elétricos.

Quase seis anos depois de "Metals", Leslie Feist tem um novo disco. Chama-se "Pleasure" e o Tiago Pereira dá-lhe quatro estrelas.

Deixe-me relembrar: pelas 11h vamos ter uma entrevista em direto ao psicólogo Eduardo Sá para falar sobre o fenómeno Baleia Azul e outras preocupações dos pais com os adolescentes e todos podem mandar perguntas; e pelas 15h vamos seguir em direto o debate quinzenal no Parlamento. Tudo aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário