quarta-feira, 10 de maio de 2017

Ilídio Pinho defende a escola como motor da sociedade

O Comendador Ilídio Pinho esteve hoje em Albergaria-a-Velha para conhecer os quatro projetos das escolas do Concelho que estão a concorrer, em diferentes escalões, ao Prémio Nacional “Ciência na Escola”. O empresário ficou muito agradado com o que viu, afirmando que “o segredo do sucesso deste País está nesta sala”. A apresentação decorreu na Biblioteca Municipal, perante uma plateia de alunos, professores e encarregados de educação.

 “A escola deve ser o motor da sociedade”, defendeu o criador do programa “Ciência na Escola”, projeto de incentivos ao ensino da ciência em ambiente escolar, que faz agora 15 anos. Reagindo a um repto de António Loureiro, que afirmou que Ilídio Pinho é um empresário que quando olha para uma árvore, tem a capacidade de ver a floresta, referiu que “a floresta sem raízes sólidas fragiliza-se e as escolas são as raízes sólidas da floresta”. O empresário, que defende o trabalho em equipa e a interdisciplinaridade, explicou que as escolas devem estar preparadas para o ensino científico de forma a responderem aos desafios da globalização.

Ilídio Pinho foi recebido pelo Executivo presidido por António Loureiro, com as presenças de Delfim Bismarck, Catarina Mendes e Ana Maria Silva, pelo diretor do Agrupamento de Escolas de Albergaria-aVelha, Albérico Vieira, e pelo diretor do Colégio de Albergaria, Pedro Marques. O Presidente da Câmara de Albergaria enalteceu o trabalho do empresário, referindo a sua preocupação em fazer uma sociedade melhor. O Autarca recordou o Programa Municipal de Empreendedorismo Escolar, que neste ano letivo envolve 70 professores e mais de mil alunos, e o Programa de Incentivos à Criação do Próprio Emprego que, em dois anos, já levou à criação de mais de 40 postos de trabalho em 26 empresas, que apresentam um volume de negócios superior a 1 milhão de euros. “Procuramos fazer a diferença; em Albergaria-a-Velha não fica ninguém para trás”, avançou António Loureiro.

Foram quatro os projetos apresentados e que passaram a fase regional do concurso “Ciência na Escola”. “Semente e a Criança a Crescer”, do Jardim de Infância do Sobreiro, é um projeto coordenado pelo professor Edgar Borges, em colaboração com a educadora Eugénia Martins, e que conta com o apoio de Ana Gomes, da Universidade de Aveiro. Pretendem-se desenvolver novos vocábulos e noções matemáticas nas crianças, através da compreensão do processo de fermentação do pão.

“Cozinha Molecular”, projeto coordenado pela professora Paula Vieira, do Colégio de Albergaria, tem um caráter eminentemente prático e multidisciplinar, de forma a estimular o interesse pelo conhecimento e método científico, com os alunos a prepararem no local um “caviar” de manga, através de fórmulas comuns à Química e à Culinária.

 “Diz-me quem foste … Diz-me quem sou…” é um projeto dirigido a doentes de Alzheimer, que já foi apresentado no Solar das Camélias e na Misericórdia de Albergaria-a-Velha, que visa manter a comunicação e interação com os doentes. O projeto é coordenado pela professora Maria Ramalheira Lemos, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha. O projeto conta a colaboração dos psicólogos João Alcafache e Ana Torres.

Por último, os alunos do 10.º e 11.º anos do curso de Técnico de Manutenção Industrial, da Escola Secundária de Albergaria-a-Velha, apresentaram o protótipo de uma paragem de transportes públicos, designada “EEStop”, que oferece diversas funcionalidades aos utilizadores através de energias limpas. O projeto é coordenado pelo professor Filipe Tavares. Os alunos já estabeleceram uma parceria com a EDP e esperam ter o apoio da multinacional Schmitt.

 Os projetos premiados no programa “Ciência na Escola” serão apresentados em Coimbra, nos dias 29 e 30 de junho, na presença do Primeiro-Ministro, António Costa, e do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues. Ilídio Pinho explicou que está em preparação um catálogo digital com todos os projetos de forma a que, de ano para ano, possam ser desenvolvidos e melhorados por outros alunos.

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