quarta-feira, 17 de maio de 2017

ESTEJA ATENTO À SUA PELE. RASTREIO AO CANCRO CUTÂNEO HOJE EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS

Resultado de imagem para ESTEJA ATENTO À SUA PELE. RASTREIO AO CANCRO CUTÂNEO HOJE EM VÁRIOS PONTOS DO PAÍS
A Associação Portuguesa do Cancro Cutâneo (APCC) alertou hoje para a importância de conhecer os sinais para tornar mais eficaz o autoexame ao cancro de pele, no dia em que o rastreio nacional arranca em 42 serviços de dermatologia.
“Os cancros de pele estão a aumentar e isto tem que ver com comportamentos de risco tidos há anos, seja por exposição profissional seja de lazer, pois as lesões aparecem mais tarde”, alertou o secretário-geral da APCC, Osvaldo Correia.
Em declarações à agência Lusa, o responsável sublinha que o rastreio nacional que arranca hoje – Dia dos Cancros de Pele/Dia do Euromelanoma – é especialmente dirigido a adultos que tenham sofrido queimaduras solares em jovem, seja por desporto ao ar livre ou por exposição pro questões profissionais, os que frequentaram solários ou que têm antecedentes de familiares co cancro de pele.
“É impossível observar todos os que gostariam de participar neste rastreio, mas é importante sensibilizar para a pessoa ir ao médico de família, que em caso de dúvida orienta para um especialista, e saber identificar as lesões”, afirmou Osvaldo Correia.
O responsável da APCC sublinha que “nem todas as lesões apresentam risco” e que, por isso, é importante que as pessoas se informem e conheçam os sinais. “Cada vez mais detetamos lesões em casos mais precoces e isso é importante. Um cancro de pele detetado em fase precoce é tratado e se for detetado já mais tarde, sobretudo os melanomas, pois são lesões assintomáticas, podem ocorrer metásteses e levar à morte”, disse.
Segundo a APCC, a taxa de incidência de cancro de pele é maior nos Açores, um dado que Osvaldo Correia explica não só por fatores genéticos – população de pele e olhos claros, fototipo com condições de maior risco -, mas também com o facto de anteriormente não ter tido acesso a tantas campanhas de informação.

Fonte: Sapo/Lusa
Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário