segunda-feira, 1 de maio de 2017

Tudo sobre a operação de segurança para o Papa em Fátima

Francisco será o quarto Papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, para canonizar os dois pastorinhos Jacinta e Francisco no centenário das "aparições" na Cova da Iria, em 1917.
O Papa tem agendados encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 12 de maio, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.
Os anteriores Papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).
Principais medidas de segurança
"Operação de larga escala" da GNR
A Guarda Nacional Republicana (GNR) considera que a peregrinação do Papa a Fátima obriga a "uma operação de larga escala", que envolve várias valências da corporação e um dispositivo com capacidade de "prevenir e cessar qualquer tipo de eventualidade ou ocorrência".
A informação sobre o dispositivo, número de efetivos e meios, da GNR é reservada por motivos de segurança.
Controlo de multidões
A principal preocupação da GNR é a segurança dos milhares de peregrinos que se vão deslocar à Cova da Iria.
GNR garante que tomou "todas as medidas possíveis para garantir a segurança dos cidadãos"
Helicóptero com câmara controlam trânsito
A GNR vai utilizar "pela primeira vez" um helicóptero, originário de Espanha, com uma câmara de alta definição, para controlar fluxos de viaturas e de peões em Fátima.
19 câmaras de videovigilância
O santuário de Fátima e a área envolvente vão dispor de um sistema de 11 câmaras de videovigilância para a prevenção de crimes e atos terroristas.
Durante a visita do Papa vão ser também utilizadas outras quatro câmaras de Câmara Municipal de Ourém e cinco da GNR.
Sala de controlo é em Fátima
As 20 câmaras vão ser monitorizadas na sala de controlo do posto territorial da GNR de Fátima, local que concentra o comando da operação de segurança e centraliza informação.
A sala de controlo dispõe também de um segundo espaço que será "a área de trabalho do Estado Maior", onde será acompanhada a atividade e controladas as operações.
Neste local vão estar oficiais de ligação das restantes forças e serviços de segurança e entidades da justiça, saúde e infraestruturas.
Portugal fecha fronteiras de 10 a 14 de maio
O controlo documental nas fronteiras portuguesas vai ser reposto entre a meia-noite de 10 de maio e a meia-noite de 14 de maio por razões de segurança.
Durante estes dias são pontos de passagem autorizados as seguintes fronteiras terrestres: Valença-Viana do Castelo, Vila Verde da Raia-Chaves, Quintanilha-Bragança, Vilar Formoso-Guarda, Termas de Monfortinho-Castelo Branco, Marvão-Portalegre, Caia-Elvas, Vila Verde de Ficalho-Beja, Vila Real de Santo António.
O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras é a entidade responsável pelo controlo de fronteiras.
PSP vai fazer segurança de Francisco
A Polícia de Segurança Pública (PSP) vai ser responsável pela segurança do Papa Francisco, com o Corpo de Segurança Pessoal.
PJ faz investigação de terrorismo
A Polícia Judiciária (PJ) vai ter competências em matéria de investigação criminal e terrorismo.
A articulação entre as forças e serviços de segurança compete à secretária-geral do Sistema de Segurança Interna, Helena Fazenda.
20 parques de estacionamento
A Câmara Municipal de Ourém anunciou que vão ser criadas cerca de 20 bolsas de estacionamento fora de Fátima, com capacidade para 18 mil viaturas ligeiras, e que vai existir uma rede de 75 'transfers' a circular em permanência para levar os visitantes dessas bolsas à Cova da Iria e depois no retorno até às suas viaturas.
As bolsas estão por exemplo na Loureira, já no concelho de Leiria, ou na zona do mercado de Ourém, mas também na pista do aeródromo da Giesteira, entre outros locais.
Evitar a A1 e usar parques
A GNR apela aos peregrinos para que utilizem as bolsas de estacionamento e aconselha os cidadãos para não utilizarem a autoestrada 1 (A1), existindo como alternativas a autoestrada 23 (A23), autoestrada 13 (13) e o itinerário complementar 9 (IC9) e estradas nacionais.
Francisco será o quarto papa a visitar Fátima, a 12 e 13 de maio, para canonizar os dois pastorinhos Jacinta e Francisco no centenário das "aparições" na Cova da Iria, em 1917.
O papa tem agendados encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 12 de maio, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.
Os anteriores papas a estar em Fátima foram Paulo VI (1967), João Paulo II (1982, 1991, 2000) e Bento XVI (2010).
Trânsito condicionado no centro de Fátima
A circulação automóvel no interior da Cova Iria nos dias 12 e 13 de maio vai estar apenas autorizada a veículos de emergência e credenciados, segundo a junta de freguesia.
Espaço aéreo português com restrições
A Força Aérea Portuguesa vai restringir o espaço aéreo, implementar medidas restritivas à operação de voos VFR (Visual Flight Rules/Regras Voo Visual) na vizinhança dessas áreas e adoção de medidas com eventual impacto na utilização do espetro eletromagnético e a operação de um sistema anti-drone.
Vai ainda usar outros meios aéreos, nomeadamente os caças F-16 sediados, utilizados na defesa do espaço aéreo nacional, e que estão permanentemente em alerta.
Fátima, "um lugar seguro"
O reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, considera Fátima "um lugar seguro", avançando que "a segurança está na ordem do dia, mas as várias entidades envolvidas na preparação da visita do Papa tudo estão a fazer para garantir a segurança" dos que se vão deslocar ao santuário.
Carlos Cabecinhas referiu ainda que "o Santuário de Fátima é um largo espaço, um amplo espaço, habituado a multidões, e que já teve a oportunidade de receber a visita de vários Papas".
Fonte: JN
Foto: CM

Nenhum comentário:

Postar um comentário