Seu nome é Fátima Lopes, mas não está ligada à moda. "Esta" Fátima Lopes é a Presidente da Associação FotografARTE, de Cantanhede e acedeu, juntamente com mais "quatro parceiros de aventura" a dar a conhecer aos leitores do Jornal Mira Online, um pouco deste trabalho.
Rafael Ferreira, Rui Costa, Ana Sofia Grilo e Duarte Henriques são, também eles, alguns dos muitos rostos que fazem parte desta Associação que nasceu de um Grupo de Amigos da Fotografia, todos com alguma ligação à terra onde está sediada a FotografARTE: Cantanhede.
Em 2011 o Pároco ofereceu-lhes a oportunidade de utilizar uma casa antiga como sede provisória e este foi o mote para uma verdadeira dinamização do trabalho destas pessoas, o que acabou por levar - naturalmente - à transformação do grupo inicial em Associação. Esta nova denominação não se tratou de mera formalidade: também ela obrigou a mudanças internas, o que tem melhorado sobremaneira toda a envolvência desta Associação no que se refere a espaços, contatos, exposições internas e externas e toda uma panóplia de assuntos que contribuem não somente para alargar horizontes fotográficos, mas também da arte no seu todo!
São, atualmente, cerca de quarenta os associados, mas a tendência deste número é a de crescer a breve prazo. Com um leque alargado de ofertas culturais, tais como formações, apresentações de livros e tertúlias que vão fazendo parte do crescimento sustentado desta Associação, o número de sócios tende a crescer, dado o feedback que estes homens e estas mulheres vão recebendo no dia-a-dia.
Projetos e ideias não lhes faltam. E, para isso vão contando com o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, que nunca lhes é negado. Mas, como é fácil de depreender, todo o incentivo e apoio que possam receber da sociedade civil cantanhedense é, e sempre será, muito bem-vindo! Acima de tudo é um sinal de que o trabalho desenvolvido tem recebido o merecido reconhecimento de boa parte da população e dos empresários locais, no sentido em que a cada exposição feita fora de portas, também faz da FotografARTE uma embaixadora do Concelho de Cantanhede como um todo!
Todos eles - nota-se claramente - mostram-se orgulhosos quando vêem que a arte que vão produzindo está a ser vista, admirada e comentada por muitas outras pessoas em muitos locais da região ou do país. Sendo todos elementos amadores, é natural o prazer que sentem quando percebem que os seus trabalhos estão a ser verdadeiramente apreciados!
Para eles, a fotografia é, acima de tudo "liberdade", é "partir para uma aventura ao desconhecido em cada imagem captada", tendo como olho a máquina que mostra, se pararmos para pensar no que representa um click, muito mais do que a simples imagem em si própria. É como olhar para um quadro exposto numa qualquer galeria: cada um interpreta o que vê consoante a sua percepção momentânea.
Se analisarmos bem a fundo, na verdade é isto o que transforma também a fotografia em arte...
Francisco Ferra