segunda-feira, 1 de maio de 2017

Hora de Fecho: Geração Z, os jovens da net, crise e terrorismo

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Depois dos Millennials, chega agora a Geração Z. Jovens que nasceram na era da internet e que não sabem o que é o mundo sem a crise e sem o terrorismo. O que esperam eles do futuro?
Casquinha, 17 anos, e "Caravela", 57, foram mortos pela GNR numa herdade que fora retirada à cooperativa. Quase quarenta anos depois, no Escoural há mais interrogações do que respostas.
Republicanos e democratas conseguiram um acordo no orçamento para evitar novo encerramento parcial do governo. Há mais dinheiro ao Pentágono, mas não para construir o muro na fronteira com o México.
As manifestações do 1º de Maio, Dia Mundial do Trabalhador, ficaram marcadas por confrontos entre a polícia anti-motim e grupos de jovens mascarados. Três polícias ficaram feridos.
Apesar dos avisos, o regime de Kim Jong-un mantém a sua posição de confronto e diz que vai continuar a desenvolver o seu programa nuclear e a fazer testes, à revelia até dos parceiros chineses.
Lideraram equipas de socorro debaixo de fogo, viram vítimas de ataques químicos, assistiram partos a partir de um telefone. As histórias de duas médicas que viveram o cerco a Alepo, na Síria.
Um adulto e uma adolescente morreram esta segunda-feira, em Almeida, e mais duas pessoas receberam tratamento hospitalar na sequência de uma presumível intoxicação com monóxido de carbono.
Seis pessoas foram realojadas na madrugada desta segunda-feira após uma explosão ter "praticamente destruído" o apartamento onde viviam na rua do Heroísmo.
O papa Francisco é conhecido por não ser tão devoto, como João Paulo II. Em quatro anos de pontificado, o Papa Francisco fez várias referências a Nossa Senhora de Fátima e às “aparições” de 1917.
Um papa que “fala” tanto por palavras como por gestos, que condena os efeitos da crise económica e defende o ambiente. Quem é Francisco, o papa que surpreende pelas atitudes simples?
A mediação no conflito entre os EUA e Cuba é uma das principais ações diplomáticas do papa Francisco, mas não é a única. Conheça os conflitos que o Papa Francisco tema ajudado a mediar no mundo. 
Opinião

Helena Matos
A mutilação genital que passou a corte por causa do multiculturalismo. O presidente que acha que as mulheres podem cobrir as cabeças para combater a islamofobia... O que vem a seguir?

Alexandre Homem Cristo
O BE aceitou ceder na ideologia em troca de poder. O PCP não. Consequência: na negociação política, o PCP ficará cada vez mais isolado, assistindo ao reforço da parceria (e futura coligação) PS-BE.

João Carlos Espada
A identificação de “Mais Europa” com a defesa da União Europeia é errónea. Ela favorece o populismo e enfraquece a causa europeia.

Vasco Pulido Valente
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. A. Auden)

João Marques de Almeida
Costa e Trump são políticos que abandonaram as categorias que nos formaram nas últimas décadas. São a demonstração do que o contexto histórico é por vezes mais importante do que a educação política.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário