segunda-feira, 1 de maio de 2017

Bom Feriado -- A manhã sangrenta da Reforma Agrária. E ainda: novas ameaças da Coreia do Norte e uma conversa com Salvador Sobral

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Casquinha, 17 anos, e "Caravela", 57, foram assassinados pela GNR numa herdade que fora retirada à cooperativa. Quase quarenta anos depois, no Escoural há mais interrogações do que respostas.
Lideraram equipas de socorro debaixo de fogo, viram vítimas de ataques químicos, assistiram partos a partir de um telefone. As histórias de duas médicas que viveram o cerco a Alepo, na Síria.
Apesar dos avisos, o regime de Kim Jong-un mantém a sua posição de confronto e diz que vai continuar a desenvolver o seu programa nuclear e a fazer testes, à revelia até dos parceiros chineses.
Quem tiver um carro ou mota sujeitos a um selo inferior a 10 euros passa a estar isento de pagamento. Medida afeta, sobretudo, proprietários de motas com 120 a 350 de cilindrada.
Três novidades de uma vez. Numa animação, Elon Musk revelou como planeia reduzir o tráfego nas cidades e antecipou o seu autocarro autónomo. De caminho, saiu um teaser do camião que a Tesla vai fazer.
O 6º dia da Expedição TT Peugeot 3008 Lisboa-Dakar-Bissau foi carregado de quilómetros, história e literatura. De Sidi Ifni a Cabo Juby, onde Antoine de Saint-Exupéry descobriu a escrita.
O Sporting venceu (2-3) o Braga com um "hat-trick" de Bas Dost. Mas se o futebol não tivesse balizas, o "MVP" seria Podence: entrou aos 27' e foi um quebra-cabeça na "Pedreira".
Salvador Sobral esteve este sábado no Seixal a apresentar o álbum "Excuse Me". Houve muito improviso, aplausos e risos. A plateia rendeu-se ao cantor que daqui a 10 dias estará na Eurovisão.
A 10 dias da estreia na Eurovisão, Salvador Sobral garantiu ao Observador que está tudo "OK" para a sua ida. Mas sublinha que já ganhou. O prémio é ter salas cheias a cantarem "Amar pelos Dois".
A cozinha ainda o surpreende e até há pouco tempo o bacalhau irritava-o. Em entrevista de vida, Vítor Sobral diz-se orgulhoso do lugar que já conquistou e garante que a língua permanece afiada. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
O BE aceitou ceder na ideologia em troca de poder. O PCP não. Consequência: na negociação política, o PCP ficará cada vez mais isolado, assistindo ao reforço da parceria (e futura coligação) PS-BE.

João Carlos Espada
A identificação de “Mais Europa” com a defesa da União Europeia é errónea. Ela favorece o populismo e enfraquece a causa europeia.

Vasco Pulido Valente
… hopes expire of a low dishonest decade… (W. A. Auden)

João Marques de Almeida
Costa e Trump são políticos que abandonaram as categorias que nos formaram nas últimas décadas. São a demonstração do que o contexto histórico é por vezes mais importante do que a educação política.

Manuel Villaverde Cabral
A eleição de Macron pode ajudar a pôr de lado finalmente as miragens ideológicas do breviário partidário com que tanto as esquerdas como as direitas populistas esfregam os ouvidos do eleitorado.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário