quarta-feira, 12 de julho de 2017

Burlas q.b. na Internet

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Mais e menos
  Rosa Soares  

Pedir empréstimos com base em anúncios na Internet? Vai ser burlado pela certa! Muitas pessoas com várias dívidas de crédito, quase sempre relativas ao consumo (cartões de crédito, crédito automóvel ou para outros fins), complicam seriamente a sua vida quando recorrem a ofertas de crédito pela Internet ou através de anúncios de jornal. Há dezenas de entidades financeiras a actuar de forma ilegal, com esquemas que vão da burla mais simples - pedir dinheiro para concluir pedidos de empréstimos que nunca chegam a ser concretizados - aos mais complicados, como pode ser a perda de casa própria. Os consumidores que já caíram neste tipo de burlas devem apresentar queixa ao Banco de Portugal, através do serviço online, na Procuradoria-Geral da República, aqui, ou junto do Ministério Público, dos tribunais de comarca. As famílias muito endividadas ficam em situação de grande fragilidade emocional, o que as leva a esconder a situação e a não recorrer à banca tradicional, a única autorizada a conceder crédito – e que muitas vezes tem soluções para resolver essas situações. A reestruturação de crédito sempre foi praticada pelos bancos e, nos casos em que existe um bem imóvel, total ou parcialmente pago, é possível fazer um novo empréstimos (que permita pagar todos os outros) com taxas de juro bem mais reduzidas. Para ter a certeza que um determinado intermediário financeiro está autorizado a fazer empréstimos consulte a lista que é disponibilizada aqui.
O GAS presta ajuda e não cobra nada. Os consumidores têm muitas vezes dificuldade em pedir ajuda, desde logo por desconhecimento das entidades a que recorrer. O GAS Deco é um serviço de apoio financeiro gratuito, sem qualquer relação com outros produtos ou serviços da Deco. Este gabinete, que é financeiramente apoiado pela Direcção-Geral do Consumidor, presta apoio a famílias com problemas financeiros, muitas delas vítimas de burlas por parte de intermediários financeiros a actuar ilegalmente no mercado. Mas muitas famílias chegam tarde de mais, ou seja, quando as possibilidades de ajuda já são muito limitadas, como é o caso das situações em que já há execução em curso nos tribunais. O GAS quer actuar de forma preventiva, por isso mudou a designação para Gabinete de Protecção Financeira. Os contactos podem ser feitos para os serviços de Lisboa, para o e-mail gas@deco.pt, ou por telefone 2 1 371 02 38, ou para o Porto, para gas.norte@deco.pt, ou telefone 22 33 91 966.

Alerta máximo às tentativas de roubo de dados pessoais pela Internet.São permanentes os e-mails  a dar conta de informação relativa ao seu banco, como o que tem circulado insistentemente sobre o Montepio Net 24, ou até de confirmação de pagamento de encomenda, envolvendo muitas empresas, como é o caso da FNAC. Estas mensagens remetem sempre para a abertura de Links, disfarçados, como “clica aqui para confirmares o teu acesso” ou “acompanha a tua encomenda”. Resista, não abra estes links, porque as empresas e os bancos não enviam este tipo de mensagens, particularmente a pedir dados pessoais. Já que, se forem dados, lhe pode trazer graves problemas.
A OPA da EDP Renováveis já arrancou e agora? É o dilema do costume: o preço (6,75 euros) não é atractivo, mas com a oferta pública de aquisição (OPA)  há um risco sério da quantidade de acções dispersas em bolsa sofrer uma forte redução, o que não é positivo para a valorização futura das acções. As ordens de venda podem ser dadas até 3 de Agosto. Se obtiver mais de 90% do capital, a EDP, que é quem lança a OPA, pretende requerer a sua exclusão da bolsa de Lisboa, mantendo uma ordem permanente de compra ao mesmo preço da OPA, por um prazo máximo de 3 a 6 meses após a aprovação do pedido de exclusão de negociação" pela Euronext Lisbon. 

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