quarta-feira, 12 de julho de 2017

Joe Berardo penhorado/ Impasse na PSP/ O Estado da Nação é o diabo?

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Trump Jr. garante que não contou ao pai a reunião com advogada russa. O filho do Presidente alega que a reunião com advogada com ligações ao Kremlin, para receber informações sensíveis sobre a então candidata Hillary Clinton,foi uma "perda de tempo". O tema merece mesmo uma leitura atenta, tanto que o NYT já diz ser o primeiro caminho de onde Trump não consegue um ponto de fuga. O que lhe sugiro é uma rápida passagem por aqui - como os emails confirmam um apoio do Governo russo. E por aqui, onde pode ler os emails da polémica.
Pelo meio da nova crise, os EUA mostraram-se confiantes numa solução para a crise no Qatar. "Acredito que faremos progressos no sentido de reconciliar as diferenças e começar a resolver esta crise”, declarou o secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, que foi até Doha para tentar desfazer o impasse. Bem sei que não tem falado muito do que se passa no Golfo Pérsico por cá, mas - acredite - o caso é realmente explosivo.
Esta noite veio um aviso de Pequim, sobre um outro problema explosivo: "A teoria da responsabilidade da China" sobre a Coreia do Norte tem de parar, diz o Governo chinês, alegando que enquanto tem tentado apagar as chamas, "outros" deitam gasolina para a fogueira.

Notícias do dia
Começo pela nossa manchete: os bancos deram ordem de penhora à colecção de arte de Joe Berardo, executando uma dívida de 500 milhões de euros. Como explica a Cristina Ferreira, Berardo é um dos grandes clientes da Caixa cuja política de concessão de créditos está na mira das autoridades. Mas BCP e Novo Banco também deram financiamentos ao investidor.
Sigo pelo caso de racismo na PSP, contando-lhe que a esquadra de Alfragide tem mais dois processos em investigação na IGAI; e que a falsificação de autos pela polícia não será inédita. A Joana Gorjão Henriques, que acompanha o caso desde a denúncia feita há dois anos, falou também com a advogada dos seis jovens que terão sido agredidos: "Uma esquadra inteira acusada de racismo dá a mensagem de que algo tem falhado". Isto enquanto a Ana Dias Cordeiro foi até ao bairro, ouvir isto: "É importante que se saiba que os jovens agredidos estavam a falar verdade”. Até agora, ninguém sabe se os agentes da esquadra vão ou não ser suspensos. E pergunta o Diogo Queiroz de Andrade, no Editorial: "Alguém ainda tem dúvidas?"
Hoje, este e outros temas sobem ao debate do Estado da Nação - o mais difícil da era Costa. Aqui no PÚBLICO, contamos-lhe como os aliados continuam prontos para atacar o adversário comum, ainda que com uma lista de exigências. Mas no fim não haverá tempo para respirar fundo: chegou um novo ciclo político, difícil, explica a Maria João Lopes neste Vade retro, Satanás. Se dúvidas restam, aqui está a lista do que se segue. Para já, a direita faz "alvo ao primeiro-ministro das boas notícias" e aos dois ministros que Costa segurou na mini-remodelação em curso: a ministra que o sector diz não fazer nada; e Azeredo, o nome que Costa ontem segurou.
Para amanhã está já marcada a primeira reunião da comissão sobre Pedrógão. O Idálio Revez falou com o presidente, que promete "cumprir o mandato" e investigar o que aconteceu. Enquanto a Ana Fernandes lembra o que disseram alguns dos nomeados nos dias após a tragédia (concluindo que estamos perante uma equipa equilibrada que cria boas expectativas.
Amanhã também o Governo vai ultimar uma reviravoltaanunciando o Porto como cidade candidata à sede da Agência Europeia do Medicamento - confirma a São José Almeida.
Um anúncio já feito é o do novo hospital de Lisboa. Se for morador, a informação relevante está aqui.
Ao nível dos problemas, anote estes (que podem bem entrar no debate de hoje): a CMVM alertou para "processos críticos" prejudicados por cativações orçamentais; o Estado pode ter de ceder 270 milhões à TAP (diz o Negócios); a Madeira prepara-se para um regresso em massa de portugueses da Venezuela

Agenda do dia 
  • O debate do Estado da Nação começa às 14h30, no Parlamento (e estará no PÚBLICO em directo);
  • Os parceiros sociais reúnem-se em Concertação Social, para analisar os incêndios ocorridos em junho e debater a Reforma das Florestas;
  • Portugal volta a emitir dívida de longo prazo, com dois leilões que valem até mil milhões de euros. O Negócios diz que o mercado está a exigir 4% por dívida a 28 anos;
  • A Ucrânia acolhe uma cimeira com a UE, em Kiev, onde estarão Donald Tusk e Jean-Claude Juncker;
  • Portugal procura a terceira presença na final do Campeonato da Europa de futebol de sub-19, frente à Holanda;

Outras leituras

O que é que os problemas de saúde de JFK dizem sobre a sua vida e morte? Foi melhor do que Oliver Stone: um grupo de investigadores analisou o longo historial clínico do 35.º presidente dos EUA num trabalho que sugere que os graves problemas de saúde, que sempre tentou esconder, podem ter interferido no seu desempenho político. E, quem sabe, até na sua morte. A Teresa Serafim desvenda mais este mistério.

A arquitectura também se faz a fotografar. Uma nova exposição do CCB mostra o trabalho de Fernando Guerra, um dos mais reconhecidos fotógrafos de arquitectura da actualidade. Um arquitecto que desistiu do estirador mas não da arquitectura. Se entrar, é isto que vai ver, conta-nos a Lucinda Canelas: "É uma mesa com 60 metros de comprimento que cria uma espécie de eixo central, dividido ao meio. De um lado centenas de fotografias de pequeno formato que foram escolhidas entre as 1200 reportagens que Fernando Guerra fez nos últimos 18 anos; do outro materiais que estão ligados ao seu percurso, da primeira câmara que comprou, quando era ainda adolescente (uma Canon T90), ao modernos drones que hoje usa quando quer registar um território, passando por livros e revistas com capas que assinou, rolos de filme e slides a lembrar que a fotografia já se fez de outra maneira, retratos de Álvaro Siza Vieira e até um iPad onde o arquitecto desenhou apenas um Adão e uma Eva porque a maçã já lá estava."

Em Coimbra, uma casa de padres abriu-se aos turistas. Visto de fora, o Seminário Maior tem ares de palacete italiano do século XVIII, mas acolheu seminaristas durante dois séculos e meio. Com a saída dos aspirantes a sacerdotes, abre as portas desconhecidas, até, da maior parte dos que vivem na cidade. Lá pelo meio, ficará na memória a cúpula da Igreja da Sagrada Família, promete o Camilo Soldado. A história conta-se na Fugas.

Só mais um minuto...

Para lhe deixar uma notícia boa, com um título feliz: "Algumas portas não podem ser fechadas". Isto para lhe dizer que em Outubro regressa Stranger Things, a segunda temporada da série que se tornou um sucesso inesperado. E as coisas vão ficar "ainda mais estranhas", promete o Netflix
E ainda tenho tempo para outra boa notícia: nunca mais teremos que falar de "Gangnam Style". Este já não é o vídeo mais visto do YouTube. O feliz sucessor é See You Again. E eis a minha deixa para me despedir de si.
Tenha um dia bom, produtivo, feliz. Nós estaremos sempre à distância de um clique.See you againaqui mesmo. Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário