quarta-feira, 12 de julho de 2017

Ossário aos Militares Combatentes inaugurado em Cantanhede

A 01 de julho de 2017 comemorou-se o 4.º aniversário do Núcleo de Cantanhede da Liga dos Combatentes, assinalando-se o momento festivo com várias componentes que deram corpo às cerimónias programadas pelo Núcleo e que decorreram na cidade de Cantanhede.
A Direção Central da Liga dos Combatentes esteve presente nas cerimónias com o Vice-presidente da LC em representação do Presidente da LC, General Chito Rodrigues, e com o Coronel coordenador do programa Fim do Império, Manuel Barão da Cunha.
O programa teve início com uma sessão de boas vindas na Câmara Municipal de Cantanhede, tendo o Presidente da autarquia, João Moura, apresentado cumprimentos à LC, congratulando-se pela sua participação nas cerimónias e dirigindo palavras estimulantes ao Núcleo de Cantanhede da LC pelo labor por este desenvolvido na cidade.
O Vice-presidente da LC saudou o Presidente da Câmara e toda a edilidade presente, agradecendo a distinção do momento proporcionado à Liga, a gentileza de que se revestia e o significado de exemplar convivência entre a Autarquia e a LC.
A cerimónia prosseguiu com uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz da Cidade, sendo celebrada pelo Padre João Pedro, Pároco de Cantanhede, tendo de seguida os convidados rumado ao monumento aos Combatentes do Ultramar, onde foi deposta uma coroa de flores e prestadas as honras militares regulamentares.
Seguiu-se a inauguração do ossário da Liga dos Combatentes no cemitério Municipal, obra nascida do empenho conjunto da Câmara Municipal de Cantanhede e Núcleo da LC, sendo oradores na cerimónia o Vice-presidente da LC – Major General Fernando Aguda e o Presidente da CMC, João Moura. No que concerne ao ossário, obra construída a expensas da CMC e assessorado conceptualmente pelo Núcleo, traduz-se num “monumento” bonito, bem decorado e que infunde muita dignidade a quem o vê e a ele se desloca para recordar os seus familiares.
Procedeu-se ao descerramento, inauguração e bênção do Ossário, tendo sido proferida uma prece religiosa pelo reverendo João Pedro, pároco de Cantanhede. Foi ainda depositada uma coroa de flores no Ossário, tendo uma secção de militares do RI 10 de S. Jacinto prestado Homenagem aos mortos. Foram executados os toques de silêncio, a homenagem aos Mortos e a Alvorada. A obra do ossário foi enquadrada num dos programas estruturantes da Liga dos Combatentes “Conservação das Memórias”. Na execução desta obra foi enaltecido o valor do Combatente no passado e no presente. Esta obra é, sem dúvida, uma prova inequívoca do respeito que nos merece todos os que deram a vida pela Pátria. O Núcleo de Cantanhede enaltece o apoio de todos os familiares e agradece a possibilidade de poder proporcionar uma digna última morada a todos os combatentes que ali encontrarão o seu merecido descanso.
Finda a cerimónia de inauguração, com a presença da edilidade da CMC, entidades convidadas, muitos familiares e uma Secção de Atiradores do Regimento de Infantaria 10, terno de clarins e os guiões da LC de Cantanhede, Coimbra, Oliveira do Bairro e da Associação Veteranos de Guerra do Centro, teve lugar o almoço nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, (cuja verba do almoço reverteu na sua totalidade como donativo para os Bombeiros) constituindo um momento de confraternização e salutar convívio, durante o qual usou da palavra o Presidente do Núcleo SCh Mário Cavadas, historiando os 4 anos de vida deste e perspetivando atividades futuras. Foram condecorados com a “Medalha das Campanhas” das Forças Armadas Portuguesas quatro Combatentes e distinguido um outro com Diploma de Testemunho de Apreço, por ser o Porta Guião do Núcleo de forma disponível e muito elevada.
Pelas 16 horas decorreu no auditório da CMC, sob a presidência do Vereador da Cultura da CMC, Pedro Cardoso, a cerimónia de apresentação Literária do livro “Descida do Amazonas”, recordando o cidadão Pedro Teixeira, nascido em Cantanhede e que se imortalizou como português servidor de Portugal, como Homem, como militar, como explorador do Amazonas e como sertanista.
A sessão prosseguiu com a intervenção do Coronel Manuel Barão da Cunha, associado da LC, Combatente e coordenador do Programa Fim do Império, apresentando o programa e elucidando os presentes sobre muitas das obras escritas sobre esta temática, sendo escutado com muito interesse pelos inúmeros participantes neste momento cultural.
As comemorações do 4.º Aniversário do Núcleo de Cantanhede constituíram um momento alto da vida deste Núcleo, foram participadas com satisfação pelas entidades convidadas e saudadas pela Liga dos Combatentes com muito agrado. A Direção do Núcleo de Cantanhede congratula-se pelo trabalho realizado e tem motivos para estar feliz pelo trabalho prestado à sociedade na passagem do testemunho para as gerações futuras.

Fonte: Jornal da Mealhada

Nenhum comentário:

Postar um comentário