terça-feira, 26 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Requer coragem para se encontrar.



Muitas pensam que terapia é coisa para pessoas fracas e frágeis. Mas é exatamente o oposto que acontece. Somente pessoas corajosas fazem terapia. Os fracos não conseguem enfrentar o espelho que um divã apresenta ao proporcionar um encontro com o seu verdadeiro eu.

Exige coragem para ser sincero  e assumir que algo chegou ao ponto em que chegou em nossas vidas porque muitas vezes permitimos. Ou por que não sabíamos como agir diferente. 

É preciso muito coragem para sair do papel de vítima e assumir o papel de protagonista da nossa vida. Ser protagonista exige decisão , maturidade e exige principalmente nos colocarmos no centro. E ficarmos no centro nos mostra quem de fato somos, ao invés de ficarmos reparando que a vizinha da porta da frente engordou e que seu marido não te supre emocionante. 

Exige coragem para assumir que sua mãe é "culpada" da sua infelicidade , e que você precisa perdoa-la. Mas exige mais coragem ainda ao descobrir que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem de aprender a perdoar a si mesmo.

Muito mais do que um simples esforço para comparecer às sessões semanais, exige coragem pagar alguém para colocar o dedo na sua maior ferida, naquele seu trauma que você tenta tanto esconder, mas que seu corpo insiste em gritar em forma de dores de cabeça, de coluna , de noites mal dormidas. 

Exige coragem para assumir seus defeitos e parar de culpar a vida. Exige coragem para assumir que seu marido não vai melhorar ou que sua esposa nunca deixará de ser ciumenta , porque o fato é simples: você não pode ajudar quem não quer ser ajudado.

Mas exige coragem maior ainda para reconhecer suas qualidades. Que você é uma pessoa de valor e que merece ser amada, ao invés de ficar aí aceitando migalhas do outro. Exige coragem para sentar em frente alguém e contar sobre a sua vida, sobres seus maiores medos que você não conta nem para o seu travesseiro.

Exige coragem fazer terapia e se libertar daquilo que te aprisiona, que te coloca para baixo. Para sair daquele relacionamento abusivo ou tomar a decisão de sair daquele emprego insuportável onde seu chefe te assedia.

Exige coragem para passar por esse processo. Por se libertar e aceitar que a felicidade também é para você e que no fundo, você sempre soube que fazer terapia foi a atitude mais corajosa que você já tomou na sua , pois o resultado, é ser você. Sem dor, sem traumas, com cicatrizes, é verdade, mas finalmente livre!

Terapia pode ser uma palavra pesada. Conceitos equivocados sobre a saúde mental significam que esse tratamento, que já ajudou milhares de pessoas, é às vezes julgado e estigmatizado — e podem interferir no caminho para a cura.

Por isso existe uma mensagem clara para o mundo inteiro: terapia não é uma coisa ruim.

Consultar um profissional de saúde mental não é diferente de ir a um especialista para qualquer outro tipo de doença. Pesquisas mostram que a terapia é uma das melhores formas de tratar de saúde mental. Ponto final. E, para aqueles que não têm esse problema, é uma ótima maneira de simplesmente lidar com questões prementes da vida que possam estar causando algum estresse.

Os terapeutas podem proporcionar as ferramentas necessárias para que as pessoas administrem o próprio problema de maneira eficaz. É perfeitamente razoável ir a um médico para tratar de uma doença física. Por que a mesma expectativa não deve ser aplicada a um médico especialista em doença mental?

O objetivo, afinal, é ser saudável. Isso inclui cuidar da mente fazendo terapia. Em um esforço para desmitificar o processo, aqui estão nove coisas que todos deveriam saber sobre a terapia.

Debora Oliveira
Psicóloga Clínica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário