sábado, 2 de setembro de 2017

Manhã de sábado: Balsemão, um príncipe do jornalismo. E da política

14dbacdb-5d52-46bb-b537-a826e00a9a23.png

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
João Teixeira Lopes aceitou a boleia do Observador e tentou desmontar o "mito de competência" de Rui Moreira, o "selfie-made man" que gosta de "malhar em Lisboa". E não esqueceu a "bengala Pizarro".
O semanário Expresso garante que está fechada a decisão: o próximo Orçamento do Estado vai alargar o número de contribuintes que ficam isentos de IRS. Quem ganhar até 630€ não paga.
A perspetiva da agência de rating foi alterada de estável para positiva. A notação de crédito mantém-se num nível especulativo e de risco substancial.
Henrique Martins, presidente dos SPMS, cujos quadros viajaram para a China e EUA pagos por privados, fez comunicado a criticar jornais e ameaça recorrer à ERC. Apesar do inquérito pedido por ministro.
Os dois homens que foram detidos no caso do desaparecimento da menina de 9 anos já foram libertados. As investigações continuam. Centenas de residentes estão a bater terreno à procura de Maëlys.
Ex-primeiro-ministro publica video-comentário no You Tube para criticar tese do Ministério Público na Operação Marquês. Tudo "em legítima defesa" e em nome da "verdade".
Pelo filho e por "tantos outros" que seguem os youtubers, Nuno Markl escreveu uma "tentando não ser maçador". Nela critica os palavrões, gritos e histórias assustadoras que os youtubers protagonizam.
Não há geração que não olhe para eles com nostalgia dos mundos criados com os pequenos tijolos de plástico, considerados "objeto do século XX". Tudo começou numa carpintaria dinamarquesa, há 85 anos.
Aos 25 anos foi diagnosticado com esclerose múltipla. Aos 28 chegou a pesar 116 quilos. Alexandre Dias cansou-se de estar cansado e, hoje, é atleta Ironman.
O PSD considera que as críticas de António Galamba a Paulo Rangel mostram "um vírus venezuelano" e uma tentativa de "silenciar" quem pensa de maneira diferente. 

Comer/Ver/Fazer

Já foi Taberna das Almas e recebeu a feira com o mesmo nome. Agora, a mesma casa renasce como Anjos 70 e quer apostar em força na agenda cultural. Começa este sábado, com um mercado cheio de extras. 

Calma, já é setembro mas o verão ainda não acabou. A prova disso está nas festas, terraços, filmes ao ar livre e cocktails que ainda vai poder conhecer até a chuva e os dias cinzentos chegarem de vez. 

O FIC — Festival Internacional de Cultura arranca esta sexta-feira com Arundhati Roy e Paul Auster como convidados principais. Mas há muito mais para ver e para fazer até ao final do mês em Cascais. 

"Agents of Mayhem" vira do avesso as memórias das séries de animação da nossa infância, e pouco mais faz com elas do que uma paródia violenta e superficial. 

O Lisb-ON celebra o regresso à cidade depois das férias com música eletrónica. A partir desta sexta-feira, o Parque Eduardo VII volta a ser uma pista de dança com a preocupação de pensar “verde”. 

Não tem quatro paredes caiadas nem cheiro a alecrim, mas sim 30 referências de cervejas, com ênfase nas artesanais portuguesas. O novo Bierhaus Porto inaugura quinta-feira e tem ecrã para ver a bola. 

No primeiro restaurante a solo do chef André Lança Cordeiro só há uma mesa de dez pessoas e a cozinha está à distância de um braço - os modestos 18 metros quadrados do espaço assim o obrigam. 

O realizador de "Adão e Eva" e "Inferno" filma a crise e os seus efeitos sobre as pessoas comuns, neste filme baseado no livro homónimo de David Machado. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas 

Veio do norte para se estrear no centro da capital. O novo restaurante de Rui Paula, cuja cozinha se inspira em memórias, mora no nono andar do hotel Tivoli e respira a paisagem que Lisboa lhe deu. 

Opinião

Alberto Gonçalves
Há dias, Cavaco falou e não evitei certa saudade. Não é saudade do homem. É saudade de alguém, ou de alguma coisa, que não pertença à desgraceira que hoje temos.

Rui Ramos
A realidade, como explicou Cavaco Silva, acaba sempre por derrotar a ideologia. Mas a ideologia no poder, como estamos a ver em Portugal, também tem meios de minar e viciar a realidade. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Faz sentido, aqui e agora, temer os assassinos que, em nome da sua religião, semeiam o terror por toda a Europa e não só.

Helena Garrido
Uma das razões para o descrédito dos sindicatos está à vista na Autoeuropa. Ali, onde se vive na bolha do passado, ainda é possível assistir a guerras partidárias mascaradas de defesa de trabalhadores

José Ribeiro e Castro
Cabe-nos ouvir, escutar, todos os angolanos e não apenas aqueles que detêm o poder – e o dinheiro. São os angolanos, não nós, que estão a falar. Nós podemos ouvir; ou fazer-nos de surdos.

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário