terça-feira, 10 de outubro de 2017

Enquanto Dormia - Governo adia recibos verdes, Bloco abre guerra (mais a Catalunha e a selecção)

P
Enquanto Dormia
David Dinis, Director
Bom dia!

Estas são as últimas notícias:

No Norte da Califórnia, a noite foi trágica: os incêndios ganharam enormes  proporções, provocando pelo menos 10 mortos e 30 mil evacuados. Bem sei que o adjectivo entrou em sobredosagem, mas a verdade é que as imagens são impressionantes.
A Rússia culpou Trump pela tensão com Kim. Num telefonema para o seu homólogo americano, relatado pela Reuters, o ministro dos Negócios Estrangeiros Sergei Lavrov avisou que a ameaça do uso da força é "inadmissível" (lembra-se do que disse Trump há dois dias?).
Theresa May tentou sossegar os empresários. Numa reunião discreta com os presidentes da Vodafone, GlaxoSmithKline e HSBC, entre outras das maiores 'residentes' de Londres, a primeira-ministra garantiu que o plano de saída a dois anos está garantido - desvalorizando a hipótese de uma ruptura negocial com a UE. A verdade é que não param as notícias de conspirações para a derrubar e as divisões no Governo, como explica a Ana Fonseca Pereira.
E voltou o Star Warstrailer de Os últimos Jedi foi lançado esta madrugada e contém todos os ingredientes para deixar os fãs de água na boca. E spoilers também, já agora.
No futebol, um aplauso para a Islândia: a selecção de azul garantiu esta noite a sua estreia num Campeonato do Mundo. Para nós, portugueses, hoje é o dia do ajuste das contas: a selecção das quinas "só" precisa de vencer a Suíça para chegar à sua 10ª qualificação consecutiva, evitando o calvário de um playoff (que seria mais ou menos assim). O "só" está entre aspas porque a Suíça tem nove vitórias em nove jogos - e porque lá mora o "Messi dos Alpes". A lotação está esgotada, pelo que apoio não faltará.

No Público de hoje

Atenção para um problema na 'geringonça'. O Governo voltou a adiar as mudanças nos recibos verdes, atirando-as agora para 2019, na recta final da legislatura. E deixou o Bloco à beira de um ataque de nervos. A Raquel Martins dá-nos conta da notícia, em dia de reunião com Vieira da Silva. Lembra também as promessas adiadas do Executivo e mostra-nos os últimos dados dos 305 mil trabalhadores a recibos verdes do país.
No Orçamento de 2018 há pelo menos um sinal verde (ou vermelho): o PCP garantiu um aumento de 10 euros para todas pensões, diz o líder parlamentar João Oliveira ao Negócios - confirmando uma notícia do PÚBLICO do último sábado. Mas nesta entrevista não faltam críticas, ao PS, ao Bloco e à imprensa.
Os protestos no Estado é que não param: os últimos vêm da Fenprof, daASAE, da administração local e da PSP. Quanto aos enfermeiros, esperam para ver
No PSD, já há data para as directasvão ser numa sexta-feira 13, em Janeiro (e por acaso não era o que Rui Rio queria). Santana Lopes já está na grelha de partida: ontem falou com Costa e foi a Belém, mas Marcelo deixou no ar que foi para falar da entrada da Santa Casa no Montepio.
Adiada, mas por uma semana, está a decisão sobre a TVIa ERC pediu mais uma semana para decidir, agora com dúvidas sobre se tem poder vinculativo (e outras divisões internas).
Mais grave é o que se passa com os incêndiosum morto e dois feridos em mais um dia com o país a arder, com o Governo a admitir ter cortado 40% dos meios de combate (mas garantindo não ter prejudicado o combate). E com notícias de quenão há postos de vigia desde o início do mês (via JN).
E mais duas más notícias (desculpe!): em quatro anos, o consumo de embalagens de antidepressivos duplicou; e o índice de envelhecimento aumentou em 95% dos municípios, entre 2011 e 2016. Vá lá, há melhores notícias à frente.

As melhores leituras

1. Foram elas que colocaram a independência no topo da agenda. Muitas vezes descritas como “braço armado do governo” catalão, a verdade é que sem estas associações nenhum partido teria assumido o independentismo como projecto de curto prazo. Uma nasceu durante o franquismo, a outra no início da década passada. Agora, a Òmnium e a Assembleia Nacional Catalã esperam que os políticos cumpram a palavra que lhe deram. A prova é já hoje, quando Puigdemont for ao parlamento. Para declarar independência? A reportagem na Barcelona do 'dia d' é, como sempre, da nossa Sofia Lorena.
2. “Perdemos a capacidade de sonhar utopias”. “Porque nunca perguntamos porque é que a Liga das Nações durou pouco mais de 20 anos e a ONU já dura há pelo menos o triplo disso?”, questiona o historiador Mark Mazower, especialista na história do internacionalismo. Numa entrevista à Bárbara Reis, Mazower propõe-nos uma viagem que põe em causa algumas teses correntes, com passagem pela história dos grandes utopistas. O que diria este optimista a António Guterres?
3. Francisco George: “Preciso da luta para me sentir remoçar”. A escola primária, a desilusão com a vida partidária, a morte da mulher e da filha. A poucos dias de deixar a Direcção-Geral da Saúde e à beira de dobrar os 70 anos, Francisco George recua uma vida. Haveremos de voltar a ouvir falar dele. Na Cruz Vermelha, provavelmente. O perfil é da Natália Faria.
4. Na bienal de Lyon, sob a tensão permanente da modernidade. Um concerto de uma banda pós-punk, uma enorme caixa de vidro no interior da qual se escondem insectos. Esculturas, pinturas, filmes. Palavras desenhadas com giz no chão, um longo e ondulante lençol de seda, três hélices em movimento. Palavras, textos. A heterogeneidade da arte contemporânea permanece uma experiência desconcertante. É justamente o que a 14.ª edição da Bienal de Lyon proporciona, até 7 de Janeiro, ao espectador, sujeitando-o ao fascínio e à desorientação, saturando-lhe os sentidos, permitindo-lhe, aqui e ali, espaço para alguma solitude. O José Marmeleira está por lá e leva-nos em visita guiada, com imagens.

Hoje acontece

Todos de olhos postos na Catalunha: o presidente do governo regional vai ao Parlamento às 17h00 e o mundo só tem uma pergunta - há ou não declaração de independência? Um pouco antes, Merkel e Macron encontram-se em Frankfurt, aproveitando para abrir a Feira do Livro da cidade, uma das mais importantes do mundo. Do outro lado do Atlântico, o FMI divulga as suas perspectivas da economia mundial.
Por cá, o Parlamento fecha o programa de integração dos precários do Estado, com a votação na especialidade prevista para esta manhã. Um pouco antes há novareunião do Governo com o sindicato dos enfermeiros, procurando evitar a greve que está marcada para esta semana. Mas a expectativa do dia vai toda para a selecção de futebol, que tenta a qualificação directa para o Mundial num jogo contra a Suíça.
Mas também é hoje que chega ao Porto uma das exposições mais aguardadas do final do ano"The World of Steve McCurry" leva-nos a mais de 200 fotografias em formato de retrospectiva da vida e obra do fotógrafo responsável pelo retrato de Sharbat Gula, a menina afegã que se tornou ícone do Ocidente. AFugas já nos fez uma preview, só para provar que vale bem a viagem.
Fica o nosso conselho. E também aquele desejo sincero: 

um dia feliz, produtivo e bem informado. E, claro, que Portugal ganhe!
Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário