Mais de 30% das crianças com menos de 15 anos no país sofrem de atrasos educacionais 
Nos países desenvolvidos como o México, 60% da população tem acesso a algum tipo de internet. No entanto, apenas 12% das escolas têm acesso à banda larga. 
Alguns estudos revelam o impacto positivo que a tecnologia tem na educação, para o qual o uso da internet de alta velocidade é crucial. De acordo com Kevin Cohen, CEO da Global Comunidade Wi-Fi Viasat, "Em um país como o México, onde mais de 30 por cento das crianças com menos de 15 anos de idade não atingir o nível educacional básico considerado idade, melhor A cobertura da Internet pode ser a chave para melhorar a qualidade de sua educação ".

Em países como os EUA, a velocidade média da banda larga é geralmente acima de 15 Mbps, enquanto no México mal chega a 7,5 Mbps, a terceira melhor média de velocidade de conexão na América Latina, atrás apenas do Chile e do Uruguai , de acordo com um relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL).
Nos próximos anos, o verdadeiro desafio seria conseguir a inclusão digital em todas as áreas do país, com o objetivo de melhorar a qualidade educacional em todo o México. Esses esforços incluem áreas urbanas e áreas rurais e remotas, onde o fosso digital se tornou um problema constante.
De acordo com o relatório do Estado da Banda Larga da União Internacional de Telecomunicações da ONU, o serviço de satélite será crucial para a educação nos países em desenvolvimento em todo o mundo. Espera-se que até 4 bilhões de pessoas estejam conectadas dessa maneira nos próximos 5 anos.
"Atualmente, a Internet oferece a possibilidade de fornecer educação para qualquer área com a implementação da tecnologia de satélites, que se tornou o principal agente a oferecer cobertura de banda larga em países com problemas de telecomunicações", explicou Cohen.
Para casos como o México, a internet via satélite se torna a principal aliada, portanto, a Viasat lançou o inovador serviço de Wi-Fi da Comunidade no país, que conecta milhares de pessoas que antes tinham pouco ou nenhum acesso à Internet. . A empresa também está trabalhando na constelação ViaSat-3, uma nova geração composta por três satélites globais, que começarão a ser colocados em órbita após 2020. O primeiro satélite deverá fortalecer significativamente a cobertura em toda a América do Norte, incluindo o México. , os países da América Central e do Sul. O satélite ViaSat-3 fornecerá um serviço de banda larga de alta qualidade para comunidades remotas, mas também para áreas urbanas em todo o país.
A capacidade de atingir todas estas áreas demográficas envolve uma grande oportunidade para promover o uso de tecnologias e, portanto, reduzir o fosso educacional não só no México, mas também em muitos outros países da América Latina.