terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Protocolo permite rastreios visuais, auditivos e cardiovasculares a alunos e idosos da Mealhada

Resultado de imagem para Protocolo permite rastreios visuais, auditivos e cardiovasculares a alunos e idosos da Mealhada
A Câmara Municipal da Mealhada, as juntas de freguesia e a Santa Casa da Misericórdia da Mealhada assinaram o protocolo que permitirá, pelo segundo ano consecutivo, realizar rastreios auditivos e visuais nas escolas do concelho e desenvolver o projeto "O coração é a razão".  
A comparticipação da Câmara para a implementação dos dois projetos é de 62.800 euros, cabendo a cada uma das juntas de freguesia 1.200 euros, num total de comparticipação dos dois projetos que se situa nos 70 mil euros. À Santa Casa da Misericórdia da Mealhada cabe a implementação de ambos os projetos através dos profissionais do Hospital da Misericórdia da Mealhada (HMM).
Se o ano passado os rastreios incidiram no pré-escolar e no 1.º ciclo, este ano focalizar-se-ão nos alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada e nos da Escola Profissional Vasconcellos Lebre que frequentam desde o 6.º ao 12.º ano. A metodologia a seguir será semelhante à do passado ano letivo, com a unidade móvel do HMM a deslocar-se a cada uma das escolas.
No que se refere ao projeto "O coração é a razão", a intervenção centra-se, sobretudo, em idosos com um score moderado do risco de ter uma doença cardiovascular nos próximos 10 anos. O trabalho de campo inclui, complementarmente aos rastreios, consultas de enfermagem, uma avaliação com cardiologista e intervenção aos níveis nutricional e do exercício físico. Mais uma vez, a unidade móvel e os profissionais deslocam-se até às populações, facilitando, assim, o seu acesso a cuidados preventivos.
Recorde-se que estes dois projetos foram implementados em 2018 e que, no caso dos rastreios, foram avaliadas cerca de mil crianças em idades pré-escolar e de1º ciclo, detetando-se, de forma precoce, 224 crianças com problemas do foro oftalmológico e 46 crianças com problemas auditivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário