terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Câmara previne insucesso escolar





"Refeições felizes, famílias saudáveis" foi o tema do workshop realizado na passada sexta-feira, 1 de fevereiro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, no âmbito da apresentação da equipa do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PICIE).

Este Plano está em funcionamento desde o dia 10 de dezembro de 2018, até 31 de agosto de 2020 e resulta de uma candidatura da CIMRL ao Programa Operacional Centro 2020. É composto por uma psicóloga, uma nutricionista e uma mediadora intercultural.

Segundo a vereadora da educação, Célia Guerra, o PICIE “tem como objetivo potenciar o sucesso escolar dos alunos, com intervenções nos ensinos pré-escolar e 1.º ciclo, através da capacitação de competências cognitivas e não cognitivas, de forma a prevenir comportamentos de risco e o abandono escolar. A promoção de competências socioemocionais, o reforço da relação com a comunidade, a promoção do envolvimento parental fazem, também, parte dos objetivos deste projeto”.

Célia Guerra adianta que “queremos alunos com melhores resultados, mais capazes e mais felizes, na escola e na sua vida familiar. Daí resulta que uma das grandes missões deste Plano seja aproximar as famílias à escola, dar-lhes meios e informação relativos a questões psicológicas, emocionais e de comunicação com os seus filhos e educandos”.

A equipa ainda não está totalmente constituída, “uma vez que falta um terapeuta da fala, situação que decorre do facto da única candidata ao lugar se ter mostrado indisponível, na reta final da contratação”. A vereadora esclarece que “estamos a envidar esforços para lançar novo procedimento para a contratação do técnico em falta, na medida em que é fundamental para a complementaridade da equipa”.

O workshop "Refeições felizes, famílias saudáveis" foi a primeira iniciativa pública no âmbito do PICIE. Teve como principal objetivo sensibilizar para a importância para tornar a refeição um momento de convivência familiar, criar abertura para a ingestão de todos os alimentos e experimentar novos alimentos.

Alertou-se para a necessidade de fortalecer a comunicação e a relação familiar, criar uma relação saudável com os alimentos, desenvolver bons hábitos alimentares e respeitar a diversidade cultural alimentar.

Plano abrange 2004 alunos

O Plano abrange o universo de 2004 alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho. Na área da psicologia clínica está prevista a realização das seguintes ações: promoção de competências emocionais e sociais, consultas, avaliações de aprendizagem, conversas sobre parentalidade, consultoria a educadores e professores e formação para assistentes operacionais.

No âmbito da nutrição serão realizadas ações de sensibilização, monitorização das cantinas, avaliação das ementas, sessões de educação alimentar e rastreios nutricionais.

A técnica de mediação intercultural irá promover o diálogo família-escola, intervenção individualizada e em grupo, articulação para respostas sociais, apoio na integração, apoio na diversidade cultural e mediação e gestão de conflitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário