quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Na Biblioteca Municipal de Cantanhede - “Nasceu um menino”, mostra de presépios em cerâmica artesanal




Está patente na Biblioteca Municipal, durante o mês de dezembro, até ao dia 8 de janeiro de 2020, uma mostra de presépios em cerâmica artesanal, intitulada “Nasceu um menino”. A mostra é constituída por 24 presépios elaborados pelo Grupo de Ceramistas da Figueira da Foz. Os trabalhos, em cerâmica policromada, representam presépios e foram executados por alunos do Atelier Mena & Companhia, um espaço gerido pela ceramista Mena Braz, que não só desenvolve a sua atividade criativa na área da cerâmica artística e artesanal, como também se dedica à formação de novos ceramistas.
Os trabalhos expostos são da autoria dos ceramistas Ana Lemos, Augusto Paixão, Irene Nogueira, Maria Caseiro, Odete de Sousa, Piedade Gaspar e Rosinda Lopes, todos utentes deste espaço de formação em cerâmica, há vários anos.
A exposição “Nasceu um menino” permite conhecer a riqueza e diversidade do artesanato em cerâmica, resultantes da sensibilidade e gosto dos 7 artistas representados, quer na originalidade das formas, quer nos processos utilizados no fabrico das peças em cerâmica expostas. Este é já o 16.º ano em que a Biblioteca Municipal reserva o mês de dezembro para expor trabalhos sob a temática “presépio”.
O Atelier Mena & Companhia funciona há 6 anos, na Figueira da Foz. A sua proprietária, Mena Braz, possui o curso de cerâmica pela Escola de Artes Decorativas António Arroio, de Lisboa, o curso de cerâmica e de Formação de Formadores, pelo Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), de Aveiro e Coimbra, respetivamente.
Nas palavras de Mena Braz, formadora no espaço, “Foi nesta expressão artística tão enraizada na nossa cultura, que encontramos a forma de nos realizarmos como seres criativos, partilhando experiências, emoções, memórias, gostos e desejos. É na suave e única sensação do barro, em contacto com as mãos, que nos libertamos do concreto do dia a dia, nos perdemos e nos encontramos, nas formas de terra feita barro de muitas cores. Este é o trabalho que temos o prazer de partilhar convosco, que surge da paixão por um dos mais belos temas.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário