quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Campo Arqueológico de Proença-a-Nova na base da criação do software Alcaide



O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova serviu de ponto de partida para Gonçalo Ferreira, engenheiro informático e arqueólogo, criar um sistema inovador de gestão de informação arqueológica, a que chamou Alcaide. Apresentado publicamente a 26 de novembro, no Instituto Politécnico de Tomar, o Alcaide 2.0 irá ser lançado pela empresa Keep Solutions no início do próximo ano.
O projeto piloto deste software foi criado por Gonçalo Ferreira em 2012 em contexto académico e em 2014 começou a ser desenvolvido no âmbito do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova. Tem sido usado no registo das informações provenientes das escavações desde 2015, de modo a facilitar o trabalho de campo, nomeadamente na intervenção no Cabeço da Anta, no recinto muralhado do Chão do Galego, no Forte e Batarias e ainda no Castelo do Chão do Trigo. 

O Alcaide permite o registo de informação produzida durante a execução de projetos de escavação arqueológica através de plantas geradas dinamicamente. Os dados guardados podem ser consultados em tempo real por todos os utilizadores do sistema, quer estejam no local ou não. Permite ainda imprimir relatórios e exportar dados em formatos normalizados e segundo as normas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário