quarta-feira, 15 de abril de 2020

Cabo Delgado torna-se no epicentro da covid-19 em Moçambique com 14 infectados e mais 27 casos suspeitos

Foto do Ministério da Saúde
A Província de Cabo Delgado tornou-se no epicentro do novo coronavírus em Moçambique com o diagnóstico de mais seis infectados que elevam para 14 os doentes em isolamento domiciliar, todos trabalhadores da petrolífera Total. Além disso o Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior revelou que “ainda há um número de 14 amostras em Afungi que tem de ser colhidas e 13 na Cidade Pemba”. Um ou outro cidadão infectado foi diagnosticado nesta terça-feira (14) na Cidade de Maputo que onde existem 12 doentes com covid-19.

O Instituto Nacional de Saúde (INS) bateu um novo recorde testando num único dia 79 casos suspeitos de covid-19, desse rol 72 revelaram-se negativos e sete positivos aumentando para 28 os pacientes diagnosticados em Moçambique, dois deles curados.

O director-geral adjunto do INS precisou em conferência de imprensa dos casos suspeitos testados nas últimas 24 horas “49 provêem da investigação em Cabo Delgado, um do seguimento do contacto em Maputo e os restantes (30 casos suspeitos) fazem parte da vigilância de rotina de coronavírus que é implementada em Moçambique, são amostras de diversas partes do país e que cumprem os requisitos e critérios mandatórios do Organização Mundial da Saúde”.

Dentre as 49 amostras recebidas nesta segunda-feira (13) em Maputo e testadas no laboratório do INS durante a manhã desta terça-feira (14) “seis revelaram-se positivas para o coronavírus”, anunciou o Dr. Samo Gudo que revelou ainda que”dos 17 contactos relacionados com a investigação em Cabo Delgado queremos informar que um apresentou sintomatologia ligeira, ontem a sua amostra foi colhida, foi testada hoje no laboratório do INS e revelou-se positiva para o coronavírus, totalizando nas ultimas 24 horas sete amostras positivas relacionadas com investigação em Cabo Delgado”.

“Todos os casos positivos identificados com a investigação em Cabo Delgado estão em isolamento no seu domicílio e todos os contactos permanecem em auto-quarentena”, anunciou o responsável do INS que referiu, em face dos novos casos positivos, “iniciamos a partir de hoje o mapeamento da terceira rede de contactos relacionados com estes sete casos e as equipas no terreno já iniciaram o mapeamento destes contactos tanto em Cabo Delgado como em Maputo”.

O Dr. Eduardo Samo Gudo Júnior especificou que “os sete casos diagnosticados nas últimas 24 horas cinco são de nacionalidade moçambicana, um é ucraniano e um é italiano. São todos do sexo masculino e as suas idades variam entre 30 a 60 anos”.

Entretanto o director-geral adjunto do Instituto Nacional de Saúde anunciou que mais “27 amostras estão neste momento sendo colhidas pelas equipas que estão no terreno e serão enviadas amanhã (quarta-feira,15) e serão testadas na quinta-feira, 16”.

A autoridade de saúde declarou estes novos casos suspeitos na Província de Cabo Delgado, “um número de 14 amostras vão ser colhidas em Afungi e 13 na Cidade Pemba”.

No entanto, e embora o epicentro desta pandemia seja a Província de Cabo Delgado, os epidemiologistas moçambicanos ainda não conseguiram estabelecer como o novo coronavírus chegou aos acampamentos da petrolífera Total na Península de Afungi.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário