sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Covid-19: Testes a 19 profissionais de USF encerrada na Lousã foram todos negativos

Os testes à covid-19 a 19 profissionais da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Lousã fechada devido a um caso de infeção deram resultado negativo, informou hoje a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro.

A USF Trevim Sol foi encerrada na quarta-feira, após uma médica do serviço, que regressou de férias e está agora em isolamento, ter sido infetada pelo novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, no centro da China.
A Autoridade de Saúde do Pinhal Interior Norte acaba de informar que os testes à equipa da USF Trevim Sol, à qual pertence a médica infetada, deram todos negativo”, disse uma fonte da ARS do Centro à agência Lusa.
Numa nota, este organismo do Ministério da Saúde refere que “a desinfeção dos espaços terá lugar amanhã [sábado] de manhã e, no domingo, o Centro de Saúde já estará a funcionar normalmente”.
Num aviso aos utentes afixado na quinta-feira no átrio do Centro de Saúde da Lousã, a USF Trevim Sol, no rés-do-chão, coordenada pela médica Marília Pereira, comunica que “suspende a sua atividade assistencial, de 26 a 31 de agosto de 2020, por motivos de higienização das instalações”.
A atividade da USF, no interior do distrito de Coimbra, “está temporariamente suspensa por motivos de precaução, estando a autoridade de saúde a proceder às necessárias diligências, designadamente à testagem de contactos”, tinha anunciado a ARS na quinta-feira.
Já a USF Serra da Lousã, no primeiro andar do mesmo edifício, “encontra-se a funcionar normalmente, sem prejuízo de vigilância pela autoridade de saúde”, esclareceu na altura.
A USF Trevim Sol mantém-se “sem a consulta de atendimento permanente a funcionar, podendo os utentes recorrer ao Serviço de Atendimento Básico (SUB) do Centro de Saúde de Arganil”, a 33 quilómetros da Lousã, sendo de cerca de meia hora o tempo estimado da viagem de automóvel entre as duas localidades.
“No domingo (…), esta consulta voltará a funcionar”, prevendo a autoridade de saúde que a USF encerrada retome então “a atividade normal de acordo com as normas e orientações da Direção-Geral da Saúde”.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário