quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Liga Portuguesa Contra o Cancro regressa às escolas com o tema da prevenção do HPV

Está de volta às escolas ou roadshow da Liga Portuguesa Contra o Canker (LPCC) “HPV e Quê?”, Que visa sensibilizar para a prevenção da infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), responsável pelo cancro do útero.

Na segunda edição nacional desta iniciativa, agora promovida online, abrimos novas escolas e dinâmicas de interação como alunos, adaptados à realidade atual e contactados como Waze, ou artista de hip-hop e conhecido youtuber, embaixador do LPCC desta iniciativa, que dará cinco concertos online.

Roadswow pelas escolas da Região Centro 

Na iniciativa, ele viaja por todo o país. Em dezembro, as escolas da Região Centro receberam este roadshow:

02 / dez, Ílhavo - Escola Secundária da Gafanha da Nazaré 

03 / dez, Águeda- Escola Secundária Adolfo Portela  

04 / dez, Coimbra - Escola Secundária Dom Dinis 

Ao longo do ano, com mais de cinco anos, no 3º ciclo e no ensino secundário, tenho a oportunidade de integrar esta ação educativa e interativa.

Todas as iniciativas estão online 

Em época de pandemia, todas as ações desta iniciativa migram obrigatoriamente para ou online, incluindo informações, esclarecimentos e esclarecimentos, dois profissionais de saúde serão sempre transmitidos via videoconferência para as diferentes escolas.

Ou a mesma coisa acontece com as atividades lúdicas desse roadshow, geralmente, talvez via Kahoot.

 HPV é o vírus sexualmente transmissível mais comum 

Ou o HPV, ou vírus do papiloma humano, é o vírus sexualmente transmissível mais comum. O cancro do útero, ou o segundo mais frequente nas mulheres, é a doença mais relevante associada à infecção por HPV. Por meio da vacinação, é possível prevenir várias infecções e cânceres associados à infecção pelo HPV. Portanto, disponibilizar informações científicas, atuais e validadas, que é o aspecto mais relevante.

Na população sexualmente ativa, estima-se que 75 a 80% das mulheres e homens sexualmente ativos são infectados pelo HPV em um determinado momento da vida. Na maioria dos dois casos, a infecção do cabelo por HPV desaparece espontaneamente após 1 a 2 anos. Nos casos em que o HPV não foi eliminado, uma infecção pode evoluir para doença.

Em 2008, a vacinação contra o HPV foi incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV). Atualmente, qualquer pessoa vacinada há mais de 17 anos pode se beneficiar da vacinação gratuita, bastando comparecer ao Centro de Saúde / USF de sua área de residência. Por enquanto, aves de rapina nascidas a partir de 2009 também podem ser vacinadas gratuitamente, não pelo Programa Nacional de Vacinação (PNV), a partir de outubro de 2020.

Para mais informações consulte as  diretivas https://hpveque.hpv.pt/  e  www.ligacontracancro.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário