segunda-feira, 2 de novembro de 2020

Município de Alvaiázere promove feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo”

O Município de Alvaiázere, em parceria com os CTT – Correios de Portugal e o Dott, vão promover a realização do habitual mercado de produtos regionais que integra o “Alvaiázere Capital do Chícharo”, este ano, em formato digital.

Devido à situação pandémica do País o certame não se pode realizar em formato físico, mas os portugueses continuarão a ter a oportunidade de comprar chícharo e outros produtos de enorme qualidade do território de Alvaiázere, na feira digital promovida pelas três entidades.

A feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo” arranca no dia 5 de novembro, na plataforma Dott, e será possível adquirir os produtos que compõe o cabaz regional: mel, azeite, doçaria, enchidos, vinhos “Terras de Sicó”, biscoitos, ervas aromáticas, frutos secos, licor de chícharo e, claro, a leguminosa que dá nome ao evento, que ainda aguarda que muitos a descubram: o chícharo.

Basta para isso aceder à feira digital “Alvaiázere Capital do Chícharo” entre os dias 5 de novembro e 5 de dezembro de 2020, em www.dott.pt.

Os CTT serão responsáveis pelo processo de logística e distribuição dos produtos, e a plataforma Dott, o maior shopping online de Portugal, assegura uma experiência de compra única, segura e confiável.

Esta iniciativa pretende não só promover o evento “Alvaiázere Capital do Chícharo” e o concelho de Alvaiázere, seduzindo os portugueses a visitarem o concelho e as próximas edições do certame, (assim que as circunstâncias da pandemia o permitam), mas também apoiar os produtores locais, encontrando novos canais para o escoamento das respetivas produções. Para este efeito, e de forma a minimizar os efeitos negativos que a pandemia tem provocado ao nível das vendas, a autarquia vai suportar todos os custos relacionados com a participação dos produtores do concelho na feira digital.

O evento “Alvaiázere Capital do Chícharo” resulta da integração de dois eventos de suma importância na história e promoção do concelho de Alvaiázere: a FAFIPA (Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato) e o Festival Gastronómico Alvaiázere Capital do Chícharo.

A FAFIPA teve início no ano de 1980 (tendo-se realizado, em 2019, a 39.ª edição) e visa a promoção e desenvolvimento do tecido empresarial do concelho de Alvaiázere. Este evento de longa tradição teve sempre associado um cartaz cultural e desportivo que potencia a mobilização da sociedade alvaiazerense e da sociedade portuguesa em geral, embora tenha uma incidência de âmbito sobretudo regional.

O Festival Gastronómico Alvaiázere Capital do Chícharo nasceu em 2003 (tendo, em 2019, tido lugar a sua 17.ª edição), sendo que a sua primeira edição representa o momento em que esta leguminosa passou a assumir-se enquanto ícone da gastronomia local. Desde o primeiro momento que os restaurantes locais e as tasquinhas (asseguradas por diversas associações locais e em funcionamento durante o evento) reinventam e apresentam esta iguaria em pratos marcados pela tradição e pela tendência contemporânea.

Os CTT, o Dott e o Município de Alvaiázere estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 e a seguir todas as recomendações das autoridades competentes para a proteção dos colaboradores e clientes. As três entidades apelam também ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança de todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário