sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

MUNICÍPIO DA COVILHÃ REFORÇA APOIO ÀS FAMÍLIAS CARENCIADAS


A Câmara Municipal da Covilhã não descura as suas responsabilidades sociais e continua a apoiar, com a ação e a discrição que se impõem nesta área, todos os habitantes do concelho que necessitam de ajuda, tanto mais no atual contexto de crise sanitária, económica e social.

No passado dia 22 de janeiro, em reunião do Executivo Municipal, foi aprovada a renovação do Protocolo de Apoio estabelecido com o Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, para o ano 2021. Desde 2009, o Município da Covilhã tem vindo a apoiar o Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, através de um Protocolo de Apoio destinado a ajudar as famílias com maiores vulnerabilidades e a combater os problemas sociais.

O protocolo agora renovado estabelece um aumento da verba anual para os apoios prestados pelas Conferências Vicentinas e para os pedidos de ajuda que chegam diretamente aos serviços de Ação Social do Município, seja no pagamento de despesas com fornecimento de água, luz, gás e medicamentos ou na área alimentar. Através deste instrumento, a Câmara Municipal da Covilhã e as Conferências Vicentinas, atualmente integradas no Movimento de Cidadania Ativa - Plataforma de Apoio Alimentar, apoiam 335 famílias, totalizando 859 pessoas, ao nível de alimentação.

Além do previsto neste protocolo, a Autarquia já tinha aprovado em outubro, por um período de 10 meses, um apoio extraordinário ao Conselho de Zona das Conferências Vicentinas, traduzido num reforço substancial do montante que mensalmente transfere para as mesmas.

Em complemento a este protocolo, o Município da Covilhã é também a entidade coordenadora do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas (POAPMC), em colaboração com oito instituições parceiras. Antes da pandemia, eram apoiados no nosso território um total de 358 destinatários, tendo depois aumentado para os atuais 716 beneficiários.

O POAPMC é um instrumento de combate à pobreza e à exclusão social. Considerando que as principais causas são estruturais, mas agravadas por fatores conjunturais (como a atual situação provocada pela covid-19), o Programa foi desenhado numa lógica de intervenção mediante apoio alimentar e outros bens de consumo básico, assim como no desenvolvimento de medidas de acompanhamento que capacitem as pessoas mais carenciadas a vários níveis, promovendo assim a sua inclusão.

Mediante distribuições mensais a todos os beneficiários, o POAPMC visa diminuir as situações de vulnerabilidade que colocam em risco o bem-estar e a integração das pessoas e dos agregados familiares mais frágeis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário