sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

CEARTE organiza” talk´s online” sobre desenvolvimento de negócios no artesanato


O CEARTE está a realizar um conjunto de palestras por videoconferência, abertas ao público, intituladas “talk’s online” e que abordam diversos temas relacionados com o desenvolvimento de negócios no setor do artesanato.

Estas sessões, são gratuitas, têm carácter formativo e decorrem no âmbito das ações programa Crafting Business,- Apoio ao desenvolvimento do negócio - um programa Europeu do qual o CEARTE é parceiro, que se destina a empreendedores que pretendam iniciar uma atividade no setor criativo, em particular no artesanato e ainda a detentores de negócios emergentes que estejam interessados em desenvolve-los e em aceder ao mercado internacional.

Partindo do espírito criativo destes empreendedores e através de workshops dinâmicos, interativos e práticos e com o acompanhamento de consultores especializados o CEARTE orientará no desenvolvimento das competências de gestão, marketing, comercialização e outras que contribuirão para a criação, desenvolvimento e sustentabilidade dos negócios e facilitarão o acesso aos mercados nacionais e internacionais.

A primeira dessas sessões decorreu ontem, sob a temática do Plano de Negócios, tendo como animador José Pedro Moura um empreendedor nato e uma grande fonte de inspiração! Licenciado em Bioquímica e com doutoramento em Cronobiologia, foi nas empresas, e longe da sua formação académica, que encontrou a realização profissional.

José Pedro Moura, contou a sua história de uma vida curta, mas muito atribulada, na montanha russa do empreendedorismo e partilhou, com base na sua experiência, os aspetos mais importantes para alcançar o sucesso. Desde a indústria farmacêutica aos produtos regionais, da intermediação financeira ao negócio de manuais escolares em segunda mão, do investimento milionário à insolvência, atingiu o sucesso, mas não sem antes falhar diversas vezes!

As próximas sessões serão sobre os temas: Marketing Digital; Business Angels; Design de Produto; Comercializar On-line; O Luxo; Cooperação no Sector, entre outros, sempre pelas 19 horas e via ZOOM, sem necessidade de inscrição. Tudo será divulgado nas redes sociais do CEARTE

Com estas sessões o CEARTE pretende capacitar melhor os produtores e promotores de empresas artesanais, nestes tempos em que se verifica um crescente interesse pelo saber fazer tradicional, pela produção manual, pela sustentabilidade, pela economia circular, pelos produtos com identidade cultural, mas estética contemporânea.

Temos que potenciar esta oportunidade, criando condições para a sustentabilidade e o desenvolvimento dos pequenos negócios na área dos recursos endógenos ou de projetos ancorados no Artesanato Regional assentes numa lógica de economia, e solidário considerando a importância estratégica dos mesmos para a fixação da população, para a coesão territorial e para a geração de rendimentos para os promotores e os territórios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário