segunda-feira, 14 de março de 2022

MISSÃO DE ACOLHIMENTO: COVILHÃ REFORÇA ARTICULAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÕES.


A Câmara da Covilhã reuniu na passada sexta-feira, dia14 de março, com a segurança Social, IEFP, Forças de Segurança e instituições sociais para articularem uma estratégia comum de acolhimento aos refugiados ucranianos.

Na primeira fase a autarquia procedeu ao lançamento da iniciativa- Missão Acolhimento- junto da sociedade civil e empresários da região e reconverteu o hospital de retaguarda instalado no seminário do Verbo Divino, numa unidade de acolhimento provisório.

Na segunda etapa ficou definido o papel do Centro Hospitalar e Universitário da Covilhã que irá disponibilizar refeições e roupa de cama aos refugiados que fiquem instalados no centro de acolhimento.

A autarquia vai liderar o acompanhamento das famílias e a respetiva intervenção sociocultural, posteriormente serão desenvolvidos planos específicos de integração.

Em termos de atuação no âmbito da Missão Acolhimento, a reunião serviu para esclarecer o papel de cada parceiro e instituição neste processo de apoio aos refugiados, traçando desde o primeiro momento prioridades e linhas de atuação.

A autarquia tem neste momento 165 camas disponíveis para receber refugiados, entre diversos tipos de tipologias, que vão desde apartamentos camarários até Alojamento Local e residências. No âmbito da Missão de Acolhimento, o município criou também uma bolsa de emprego que tem já 113 postos de trabalho para diversos setores de atividade.

A Câmara municipal da Covilhã faz um balanço positivo da resposta da comunidade a esta - Missão de Acolhimento Covilhã Ucrânia-

A grave situação que neste momento se vive na Ucrânia está a provocar um movimento de milhões refugiados que procuram abrigo seguro nos países europeus.

A Covilhã é uma comunidade solidária e é em nome dessa tradição que o Município da Covilhã criou um programa de acolhimento - “Missão de Acolhimento Covilhã - Ucrânia”, para colaborar com o Governo de Portugal a fim de disponibilizar o apoio necessário ao acolhimento dessas pessoas.

Estamos a mobilizar meios e a congregar vontades para cumprir esta missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário