segunda-feira, 14 de março de 2022

Marinha Grande | SÉNIORES VÃO RECITAR POESIA NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Coreia, na Marinha Grande, realiza um Recital de Poesia, protagonizado pela população sénior, no dia 26 de março, pelas 15h00, no âmbito da programação do seu 25º aniversário, que se assinala este ano.
O Museu pretende abrir-se à comunidade para ampliar os conhecimentos sobre a obra de Joaquim Correia e ajudar à sua divulgação, desta feita para e com o apoio da população sénior.
A partir de fotografias da exposição "Mestre na Lente", complementadas pelo seu descritivo e referências à peça original de Joaquim Correia, os séniores são convidados a escrever um poema original, que depois será declamado no Museu, no dia 26 de março.
A memória é um tema importante na terceira idade e para os museus, que são lugares de preservação de uma memória coletiva e identitária. O MJC estimula estratégias de envelhecimento ativo de âmbito cultural, enquanto ajuda os séniores a treinarem a memória e a desfrutarem da Arte através da palavra, da fotografia e da escultura.

As entidades participantes farão visitas ao Museu durante as semanas antecedentes ao recital. As instituições participarão com vídeos em que os séniores declamarão as suas poesias e trarão comitivas de declamadores a representá-las dia 26 de março (Dia do Livro Português, instituído pela Sociedade Portuguesa de Autores, para relevar a importância da palavra escrita e dos escritores de língua portuguesa).

 Todos os séniores da Marinha Grande que queiram participar no recital, poderão fazê-lo enviando a sua poesia para o email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt, até ao dia 23/03/2022 (identificar autoria) e depois vindo declamá-la in loco. A atividade é exclusiva para séniores. Os poemas devem ter por base as fotos da exposição "Mestre na Lente" ou as obras originais de Joaquim Correia.

Trata-se de uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, em parceria com a Associação Social Cultural e Desportiva de Casal Galego; e Santa Casa da Misericórdia da Marinha Grande - Lar das Vergieiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário