sexta-feira, 1 de abril de 2022

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES RECEBE A APRESENTAÇÃO DO LIVRO “CRÓNICAS AO CORRER DO TEMPO”


A Biblioteca Municipal de Silves vai receber no dia 9 de abril, pelas 16h30, a apresentação do livro “Crónicas ao correr do tempo”, de João Miguel Cunha.
João Miguel Cunha é músico, natural do Porto - Formado em Violino, Composição e Viola-d’arco pelos Conservatórios do Porto e Nacional de Lisboa, iniciou a sua atividade como violetista na Orquestra Sinfónica do Porto. Depois, a música levou-o a variadas paragens. Como músico e professor, passou a viver na Ilha da Madeira. Seguiram-se Lagos, no Algarve, Dénia, em Espanha à borda do Mediterrâneo, Faro, Freiburg no sul da Alemanha e finalmente Portimão.
Desde jovem tem vindo a escrever impressões, crónicas e pequenas histórias. Se este não é um livro autobiográfico, contém, no entanto, muito de vivências ao correr de uma longa vida cheia de experiências pessoais, muito enriquecidas pelos contactos com diferentes gentes, diferentes mentalidades e diferentes conceitos de vida.

Agora, na serenidade da aposentadoria, João Miguel Cunha selecionou uma série de textos, escritos ao correr do tempo em diferentes locais.

[MANUELA SALVADOR CUNHA]
Mas a arte tem muitos materiais em que se apoia e um deles é a palavra. Pela palavra escrita o poeta, o narrador, o dramaturgo, o cronista dão àqueles que os lêem uma visão do mundo. Porquê tudo isto? Porque ao ler as crónicas de João Miguel vejo e sinto a maneira como ele olha o mundo de formas diferentes, como ele o avalia, como ele o julga, como ele se ri dele. E fá-lo descrevendo ambientes, fazendo dialogar personagens, provocando situações, criando enredos, assumindo muitas vezes a primeira pessoa. É fá-lo de muitas maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário