sexta-feira, 1 de abril de 2022

Figueiró dos Vinhos | Abril - Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude

 “O Azul funciona para mim como um constante lembrete/alerta para lutar pela proteção das crianças”. Bonnie W. Finney

Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, amarrou uma fita azul à antena do seu carro para despertar a curiosidade das pessoas que o vissem. Bonnie Finney era avó de duas crianças vítimas de maus-tratos e o laço azul simbolizava as nódoas negras dos corpos dos seus netos. Nasce, assim, a Campanha do Laço Azul (Blue Ribbon), cujo objetivo é a prevenção, a promoção e proteção dos direitos das crianças, no que respeita, sobretudo, aos maus-tratos.

Em Portugal, associado a esta campanha, realiza-se todos os anos, o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e Juventude. A iniciativa, promovida pela Comissão Nacional de Crianças e Jovens em Risco, decorre durante todo o mês de abril e tem como principal propósito a consciencialização das famílias e de toda a comunidade para a importância da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, contribuindo para um fortalecimento dos laços familiares, no sentido de uma parentalidade cada vez mais positiva.

Em Figueiró dos Vinhos, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Município associam-se novamente a esta iniciativa, organizando um conjunto de ações alusivas à temática da prevenção dos maus tratos na infância e juventude, nas escolas e na Comunidade.

Neste contexto, durante todo o mês de abril o edifício da Casa da Criança estará iluminado de azul, como forma de impactar a comunidade para esta causa. Será lançado, também, o “Calendário dos Afetos 2022”, um desafio digital, divulgado semanalmente na página de facebook do Município, composto por atividades diárias simples, convidativas à interação entre os pais e os seus filhos e ao reforço dos laços familiares. Decorrerão, ainda, as habituais exposições de Laços Azuis pelas diversas entidades do concelho, bem como ações de sensibilização nas escolas do concelho com distribuição de Laços e Pulseiras Azuis pelas respetivas crianças e jovens. A 29 de abril, pelas 10h30 horas, realizar-se-á o Laço Humano no Estádio Municipal, onde participarão os alunos das escolas do concelho e, no qual a comunidade em geral é convidada a associar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário