sexta-feira, 1 de abril de 2022

Tarifas do gás natural e da luz no mercado regulado sobem 3% a partir de hoje

A ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos atualiza neste 1 de Abril as tarifas da luz e do gás natural para os clientes no mercado regulado

Para a maioria dos clientes domésticos do mercado regulado, a atualização decorrente da escalada de preços nos mercados grossistas representa um aumento de aproximadamente 3% na fatura média mensal de gás natural.

Segundo estimativa, o aumento representa um acréscimo de 33 cêntimos numa fatura média mensal de um casal sem filhos (1.º escalão de consumo, consumo 1610 kWh/ano) e de 70 cêntimos na de um casal com dois filhos (2.º escalão de consumo, consumo 3407 kWh/ano).

Segundo a ERSE, “esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado”.

ERSE divulgou também que as tarifas da eletricidade no mercado regulado vão aumentar cinco euros por MWh, a partir de hoje. Este aumento representa um acréscimo de aproximadamente 3% na fatura média mensal de eletricidade.

O regulador referiu, na mesma nota, que o aumento anunciado abrange os consumidores no mercado regulado, que em janeiro eram 927 mil clientes (cerca de 6% do consumo total).

A explicação dada pelo regulador é a de que “esta atualização ocorre num momento em que os mercados de energia são particularmente afetados pelo conflito que decorre entre a Ucrânia e a Rússia, alterando os pressupostos que estavam na base dos preços em vigor no mercado regulado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário