quarta-feira, 22 de junho de 2022

Caos nos aeroportos europeus ameaça tranquilidade das férias de verão

Por toda a Europa há relatos de longas filas nos aeroportos. 

A falta de funcionários nos aeroportos e nas companhias aéreas está a provocar o caos em alguns aeroportos europeus. Uma situação que pode piorar durante o verão com várias greves anunciadas.
Em Amsterdão, formaram-se filas com milhares de passageiros devido à falta de funcionários de segurança e de tratamento de bagagens. Mas este não é o único problema. Ao mesmo tempo, a EasyJet anunciou que irá cancelar uma série de voos durante o verão por falta de funcionários. 
Amesterdão não é caso único. Nos últimos dias, em Londres, houve mesmo quem tenha tido que esperar três horas pela chegada da mala. O aeroporto londrino de Heathrow viu-se mesmo forçado a pedir às companhias aéreas que cancelassem 10% dos voos previstos.
Cenário que pode voltar a repetir-se, já que o pessoal de terra da British Airways em Heathrow tem prevista uma greve no próximo mês para reivindicar aumentos salariais.
Também aqui as companhias low cost garantem ter problemas em arranjar pessoal para garantir as escalas de Verão. Os pilotos da Ryanair vão estar em greve na Bélgica de 24 a 26 de junho. Os tripulantes de cabine também tem greves marcadas para junho e julho em Itália, França, Portugal, Bélgica e Espanha.
Em Paris, desde de 9 de junho e pelo menos até ao final deste mês, os trabalhadores do principal aeroporto de França estão em greve por melhores condições de trabalho e aumentos salariais. O Charles de Gaulle tem visto diariamente 25% dos voos cancelados.   
Para além de tudo isto, um pouco por toda a Europa há falta de funcionários de segurança e controlo de fronteiras nos aeroportos.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário