quinta-feira, 2 de março de 2023

Explosão na zona militar de Santa Margarida

Para o local foram mobilizados dezenas de meios, incluindo um meio aéreo. Há um morto e vários feridos confirmados. O Presidente Marcelo fala num “grave acidente” no Campo Militar de Santa Margarida.
O alerta para a “explosão” foi dado às 16:49. Para o local, a zona militar de Santa Margarida, no concelho de Constância (distrito de Santarém) foram mobilizados 38 operacionais, 15 veículos e um meio aéreo, de acordo com a Proteção Civil.
Exército, que confirmou desde logo à SIC Notícias um “incidente”, enviou entretanto comunicado às redações onde esclarece que “no âmbito Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida, foi empregue uma equipa de desativação de engenhos explosivos do Regimento de Engenharia N.º1 para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes”.
Mas no “decorrer da operação de desativação de engenhos explosivos ocorreu uma explosão inadvertida, da qual resultou um morto e cinco feridos”. A ocorrência está agora nas mãos da Polícia Judiciária Militar e foi “aberto um processo de averiguações”.
À Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) adiantou que, pelo menos, dois são feridos graves.
A mesma fonte informou que, além do helicóptero, o INEM mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.
Presidente Marcelo fala num “grave acidente”
Numa curta nota publicada há momentos no site da Presidência da República, o chefe de Estado e Comandante Supremo das Forças Armadas informa que “acabou de ter conhecimento do grave acidente ocorrido, esta tarde, no campo militar de Santa Margarida”.
Marcelo diz ainda que já falou com a ministra da Defesa e com o General Chefe do Estado-Maior do Exército, estando a acompanhar “solidariamente as vítimas desse acidente e seus familiares, enquanto decorrem as operações a cargo das entidades competentes”.

SIC Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário