quinta-feira, 2 de março de 2023

Tragédia na Grécia: Colisão de comboios mata 36 pessoas e já há um detido

Pelo menos 36 pessoas morreram e mais de 80 ficaram feridas após a colisão de comboios perto da cidade de Tempe, no centro da Grécia. Mais de 60 pessoas tiveram de ser hospitalizadas e pelo menos seis ficaram nos cuidados intensivos.
Uma das composições era um comboio de passageiros, com 342 passageiros a bordo e 10 funcionários da Hellenic Trains, que fazia a ligação de Atenas, no sul do país, a Salónica, no norte. A outra era um comboio de mercadorias que circulava entre Salónica e Larissa, no centro, que levava dois funcionários a bordo.
O processo de desencarceramento está em curso, sobretudo nas duas primeiras carruagens do comboio de passageiros, que ficaram destruídas, e o balanço de vítimas pode agravar-se.
Está já a decorrer uma investigação às causas desta colisão, com dois comboios a circular a alta velocidade na mesma linha e em direções opostas. O chefe da estação de Larissa foi detido pelas autoridades, avança o jornal helénico Kathimerini.
Os responsáveis serão julgados por crimes graves, que se podem enquadrar nos homicídios, e incorrem em penas de prisão que podem ir dos 10 anos a perpétua.
O primeiro-ministro grego disse que a prioridade são os "pais das vítimas". O nosso dever é tratar os feridos, identificar os corpos e, a partir daí, só posso garantir uma coisa: vamos apurar as causas desta tragédia e fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que algo assim não volte a acontecer", afirmou Kyriákos Mitsotákis, já no local do acidente, ao lado do ministros das Infraestruturas e o da Proteção Civil.
A Presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, fala de "uma tragédia inimaginável". "Estamos a lutar pelos feridos. Esperamos que se recuperem rapidamente. Agradecemos às equipas de salvamento e ao corpo médico, que estão a ajudar com todas as forças as operações de desencarceramento", afirmou a chefe de Estado, expressando "profundo pesar" e todo "o apoio às famílias das vítimas".
Katerina Sakellaropoulou interrompeu uma visita de Estado à Moldávia e regressou de imediato à Grécia, devido ao acidente.
O Parlamento grego colocou a bandeira helénica a meia haste, tal como fez a Comissão Europeia nos respetivos edifícios oficiais.
Ursula von der Leyen expressou solidariedade ao povo grego "depois do terrível acidente ferroviário que ceifou tantas vidas ontem à noite em Larissa".
Toda a Europa está de luto. Desejo uma rápida recuperação de todos os feridos".

Ursula von der Leyen 
Presidente da Comissão Europeia

Nenhum comentário:

Postar um comentário