quinta-feira, 2 de março de 2023

Os livros de Andrea Ramos

 Com a tinta na ponta da caneta, os dedos sempre prontos a dedilhar e com uma imaginação encantadoramente fértil, Andrea Ramos tem muitos projetos em curso.
Andrea Ramos tem nas letras e na escrita a sua forma de expressão mais apurada. Escreve com quem conta um conto, com histórias repletas de personagens interessantes e com quem facilmente nos identificamos, com muito amor e humor, acutilância e sentido de oportunidade.

Começou a escrever muito cedo, ainda criança, mas foi em 2020 que se dedicou de uma forma mais intensa à escrita e à literatura, mais concretamente a literatura infantojuvenil. Lançou o seu primeiro livro, “Muda o Meu nome”, direcionado a adolescentes, ajudando-os a ter mais autoestima. 
 Sentada, escrevo a esperança de que as andorinhas
se lembrem de mim e venham fazer o ninho
na minha varanda.”
Em 2021, com o primeiro livro já na segunda edição, lançou “Zezé, o miúdo guloso”, um livro interativo destinado ao público infantil. O sucesso foi imediato, com apresentações e atividades em escolas e bibliotecas por todo o país. A Câmara de Ponte de Sor adotou-o como base do Programa Férias Ativas, realizado no verão, trabalhando temas e valores presentes na obra: amizade, partilha, valor da segurança/prudência, valor da verdade afetividade pais & filhos e agir para transformar.

O mais recente, “O meu mundo… de papel”, desperta para os valores, para a individualidade de cada um, a descoberta dos dons e vocações a partir da infância. “Acredito no potencial de cada criança para que seja autora da sua própria história”, defende.
Andrea Ramos tem apresentado os livros em escolas, jardins de infância e ATL, mediante programas interativos e estratégias criativas onde as crianças e adolescentes são os protagonistas.

Com a missão de desenvolver frutos verdadeiros (como a identidade, a gestão da ansiedade, responder a inquietações da adolescência, a aposta e incentivo no potencial individual de cada jovem, adolescente, ser humano…), os livros de Andrea Ramos valorizam Pais e Filhos (o seu relacionamento, a valorização da família, o resgate de valores, uma vida saudável e equilibrada”) e exponenciam, através das histórias, a valorização de competências (como a amizade e o respeito, a honestidade e a partilha, a solidariedade).

Nas histórias que cria, nos enredos que estabelece, a autora propõe reflexões pessoais e incentiva à melhoria dos relacionamentos interpessoais. Depois, nas escolas e outros espaços onde apresenta os seus modelos de interação com o público, Andrea Ramos replica os ensinamentos dos livros nas atividades, com muita imaginação e criatividade, envolvendo os jovens na descoberta interior e na consciencialização do seu valor.

A autora tem escrito alguns artigos no “Megafone” do Jornal Público, para além de poemas e diversos artigos no seu blog e disponibilizados no seu website.

Andrea Ramos acredita na beleza no meio do caos, no potencial que os jovens têm, nos seus talentos e na certeza de que o mundo precisa de jovens ativos e com sentido crítico, com capacidade de resposta aos desafios que a vida coloca e que é nosso dever, geração anterior, não só passar os valores da integridade, honestidade, como ser pedagogos e verdadeiros incentivadores de uma nova geração que, num piscar de olhos (porque o tempo é célere), vai ser os líderes de amanhã.

É ainda fundadora e mentora do projeto de voluntariado social “Pintas de Felicidade” e está envolvida em vários projetos de cariz social e solidário.

Em breve, irá lançar um novo livro, que conta com a ilustração da conhecida ilustradora Olga Neves.

A autora disponibiliza-se para apresentar os seus livros e projetos em que está envolvida e conceder entrevistas.

Aceite este desafio!

Aguardamos o vosso contacto.
andrearamos.pt
anevesmr22@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário