terça-feira, 1 de março de 2016

360º - Uma demissão na Cultura e a polémica da eutanásia

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaO ministro da Cultura cumpriu a promessa e demitiu o presidente do CCB. Ontem à noite, detalha um comunicado do ministério, João Soares chamou António Lamas ao seu gabinete esubstituiu-o por Elísio Summavielle, ex-secretário de Estado da Cultura de José Sócrates e até agora adjunto de João Soares.
José Manuel Fernandes já publicou um artigo de opinião sobre o assunto hoje de manhã no Observador com o título "Quero, posso e mando. Chamo-me Soares. João Soares".

O Sporting empatou em Guimarães e está agora apenas com mais um ponto do que o Benfica, que venceu o U. Madeira por 2-0 na Luz (mas a estrela da noite foi o guarda-redes Raúl Godiño, de 19 anos, que, como explica o Tiago Palma na crónica do jogo, "defendeu tudo e um par de botas"). Quer tudo isto dizer que no domingo, quando Sporting e Benfica jogarem em Alvalade, a coisa vai ser mesmo a sério.

Hoje é um dia importante para Espanha. O El Mundo conta que, no debate da sua investidura, Pedro Sánchez, líder do PSOE, vai colocar "toda a pressão" sobre o Podemos e responsabilizar o partido de Pablo Iglesias pela possibilidade de o PP continuar no governo. Aqui no Observador estamos atentos a tudo o que se passa em Madrid.

Informação relevanteO debate sobre a eutanásia não vai desaparecer. A bastonária dos enfermeiros já veio explicar que afinal não disse o que parecia que tinha dito. Ana Rita Cavaco assegurou ao Observador que "nunca disse que se praticava eutanásia ou que tinha visto praticar". Mas, aparentemente, haverá quem tenha visto. O Jornal de Notícias publica hoje o testemunho de um enfermeiro que garante ter presenciado vários casos.

Marcelo Rebelo de Sousa foi ontem à tarde beber um bagaço ao Barreiro. Há uma explicação e uma desculpa: era promessa eleitoral. Durante a campanha, o candidato encontrou "Dona Glória", de 89 anos, que previu a sua vitória à primeira volta. E Marcelo garantiu que se a profecia se cumprisse voltaria para beberem juntos um bagaço, que será o segredo da longevidade de Maria da Glória Mendonça. No final, Marcelo disse que foi "a coisa mais divertida" que fez desde a eleição. Imagina-se que sim.

Ontem começou outra campanha: o governo português formalizou a candidatura de António Guterres a secretário-geral da ONU. Já só faltam os votos (aqui, a "D. Glória" não vai poder ajudar).

A associação que defende os "lesados do BES" é a favor de uma solução "à italiana". Na sequência da resolução de quatro bancos, o primeiro-ministro Matteo Renzi criou um fundo solidário que adianta dinheiro a alguns dos aforradores que estão numa situação mais frágil. Mas, como explica o Edgar Caetano, nem em Itália se sabe ainda bem como este fundo vai funcionar. (Sobre a "parte boa" do BES e sobre a necessidade de decidir o que fazer ao Novo Banco, António Costa disse ontem: "Temos tempo".)

Duas boas notícias para os consumidores. A ERSE, entidade reguladora do setor energético, anunciou hoje que vai impor novas condições à EDP que permitirão ao consumidorpoupar 120 milhões de euros até 2020. O dinheiro vem de um corte nas receitas futuras da EDP. Também hoje foi anunciado que a troca de botijas de gás passará a ser feita sem restrições: para aumentar a concorrência, poderá acontecer em qualquer sítio, independentemente da marca.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, foi ao parlamento garantir que o alargamento da rede de ensino pré-escolar arranca já no próximo ano e que o preço dos manuais escolares vai descer, sendo o objetivo torná-los gratuitos, de forma faseada.

O BPI já tem poucos dias - até 10 de Abril - para acabar com a concentração excessiva em Angola. Se não o fizer, terá que pagar uma multa diária que, segundo o Negócios, pode chegar aos 3,2 milhões de euros (deixem-me só repetir a ideia: por dia).

Tendo em conta isto, talvez não seja, portanto, a altura ideal para recomendar a Fernando Ulrich leituras sobre Angola. De qualquer forma, vale a pena conhecer a entrevista dada por Isabel dos Santos, filha de José Eduardo dos Santos, ao Wall Street Journal. Aqui ficam duas ideias em relação ao seu conteúdo. A primeira sobre negócios: "Não sou financiada por dinheiro do Estado ou quaisquer fundos públicos". A segunda sobre a vida pessoal: raramente vê o pai ("Ele é muito ocupado, eu sou muito ocupada").

Depois de ter dado conselhos ao primeiro-ministro grego Alexis Tsipras, como ministro das Finanças, Yanis Varoufakis vai agora assessorar os trabalhistas ingleses. O líder do partido, Jeremy Corbyn, diz que o grego "é interessante".

Uma boa notícia para as mulheres - e uma péssima. No Irão, sabe-se já que das eleições vai sair um número recorde de mulheres eleitas para o parlamento: serão 20 em 290 (até agora eram nove). No Iraque, o Estado Islâmico descobriu um novo instrumento de tortura, especialmente destinado às mulheres. Algumas pessoas que escaparam de Mosul descrevem-no comouma espécie de mandíbula de metal. O objetivo é morder a pele de quem não respeite as regras que obrigam a cobrir todo o corpo com roupa.

Os nossos EspeciaisAinda há muitas histórias por contar sobre José Veiga. O Luís Rosa descobriu mais uma: a de como o antigo empresário de futebol comprou 5% de um dos bancos mais antigos do país, o Banco Carregosa. E mais: a de como José Veiga ergueu aquilo a que chamou o "Grupo JV".

Nas últimas semanas tem havido muitas novidades na área do cancro, como os resultados optimistas de um ensaio clínico com células T. Mas, pergunta a Vera Novais, há mesmo razões para tanta euforia? Talvez, mas há também problemas a resolver e "muito trabalho a fazer".

É já a  9 de março que Cavaco Silva deixa a vida política.Ao longo desta semana, o Observador mostra como o atual Presidente da República influenciou o país nas últimas décadas. A Catarina Falcão recorda os anos no governo do único primeiro-ministro que conseguiu duas maiorias absolutas. E a Liliana Valente e a Inês Mendes recolheram alguns dos objetos que ficaram para a história do cavaquismo: quem não se lembra do Citroen branco que foi fazer a rodagem à Figueira da Foz? Ou do bolo-rei?

Notícias surpreendentes
Se tem um BlackBerry ou um telefone antigo, comece a despedir-se do WhatsApp. Até ao fim do ano, a aplicação vai deixar de funcionar nesses modelos. Recomendação da empresa (era impossível serem mais diretos): compre um telefone novo.

Foram reveladas este mês as melhores fotografias subaquáticas do ano. No total são 28, e todas incrivelmente bonitas, mas há um dado adicional: duas foram tiradas pelo fotógrafo português Rui Guerra. Veja-as aqui.

Já leu tudo sobre a cerimónia dos Óscares, já sabe de cor a lista de nomeados e já está farto de ouvir falar em Leonardo DiCaprio - acertei? Mas ainda faltava mostrar alguns detalhes sobre o que aconteceu depois da entrega dos prémios. A festa pós-Óscares da revista Vanity Fair já se tornou imperdível e nós temos as fotos que mostram que isso é mesmo verdade. Ah, sim,estava por lá uma tal de Sara Sampaio. Conhece?

Mais uma pergunta: sabe qual é uma das consequências da falta de sono? Segundo um estudo que acaba de ser divulgado,aumenta a vontade de comer doces ou, numa alternativa igualmente pouco saudável, salgados com muita gordura. Há aqui uma boa notícia: acabaram de aumentar as desculpas para dormir até mais tarde.

Se acabou de acordar com esta 360º, então esqueça os doces e os salgados e venha visitar-nos aqui. Mais à noite, vamos estar em ligação permanente com os Estados Unidos para acompanhar em liveblog as votações da Super Tuesday, que podem decidir quais serão os candidatos a presidente dos Estados Unidos.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário