terça-feira, 1 de março de 2016

Marcelo: “Comunicação social é essencial para a democracia”

Imagem: TVI 24
O futuro Presidente da República disse que “é preciso heroísmo” para trabalhar hoje em dia na comunicação social.
“O papel da comunicação social é essencial para a democracia”, disse ontem Marcelo Rebelo de Sousa, que dia 9 de Março será empossado Presidente da República, recordando e sublinhando declarações já proferidas anteriormente pelo primeiro-ministro, António Costa.
O professor catedrático, que discursava numa conferência que assinalou o aniversário da rádio TSF, sublinhou ainda que “todos os dias se cria democracia através da comunicação social, acertando, errando, cultivando a liberdade de expressão, resistindo aos condicionalismos económico-financeiros”.
A poucos dias de se tornar o 19º Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que “é preciso heroísmo” para trabalhar hoje em dia no sector da comunicação social, dada a difícil conjuntura económico-financeira. A discursar na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa, o vencedor das eleições presidenciais recusou convidar os estudantes de jornalismo a emigrar, afastando-se das declarações de Passos Coelho que, enquanto primeiro-ministro, admitiu que a solução para os jovens era a emigração.
“É preciso heroísmo para continuar um percurso na comunicação social. Novas realidades apareceram, nomeadamente na net, mas não é que o público se tenha reduzido, é que as condições económicas e financeiras se tornaram muito mais difíceis, muito mais difíceis”, disse. E falando directamente aos estudantes, Marcelo adiantou “uns ficarão cá - eu não vos convido a irem para fora inevitavelmente -, outros não ficarão, uns irão e virão. Fica à vossa escolha e cada caso é um caso”.
Para Marcelo Rebelo de Sousa, não vale a pena os jovens viverem em Portugal “sem sonharem com um país melhor e sonhar com um país melhor significa sonhar também com uma comunicação social melhor”. Muito ao seu estilo, o ‘professor’ sublinhou ainda que é “um apaixonado pela comunicação social. Tenho a exacta noção que a probabilidade de voltar à comunicação social na minha vida agora é praticamente nula, mas a paixão fica”.
Dias que se seguem
Quinta-feira, 3 de Março, o conselho de ministros conta com a presença do Presidente da República, Cavaco Silva, naquele que provavelmente será o seu último acto público enquanto chefe do Estado, antes da cerimónia de posse de Marcelo Rebelo de Sousa. O conselho de ministros será dedicado ao Mar. O convite partiu do primeiro-ministro e será inédito para Cavaco Silva que, em dez anos como Presidente da República, nunca participou numa reunião magna do Governo.
Uma semana depois, Cavaco Silva fará a sua última revista às tropas e Marcelo Rebelo de Sousa assumirá o mais alto cargo da República, após a cerimónia de juramento. O já Presidente da República seguirá então para os Jerónimos onde fará a tradicional deposição de flores no túmulo de Luís de Camões e, como novidade, também no túmulo de Vasco da Gama. Novidade é também a celebração inter-religiosa na Mesquita de Lisboa, no mesmo dia da tomada de posse.
Ao início da noite, na Praça do Município de Lisboa, realizar-se-á um concerto dedicado à juventude, onde estão previstas as participações de José Cid, Paulo de Carvalho, da fadista Mariza, que irá cantar o hino nacional, e ainda actuações de Anselmo Ralph, HMB, Pedro Abrunhosa e Diogo Piçarra.

Fonte: economico

Nenhum comentário:

Postar um comentário