sexta-feira, 22 de abril de 2016

360º - Prince: a morte de mais um génio da música

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaRui Rio foi a Coimbra defender a regionalização.Admitindo que mudou de opinião desde o referendo de 1998, o antigo presidente da Câmara do Porto está agora convencido de que esta reforma é a única forma de dar um "abanão no regime".

A notícia vem esta manhã na capa do DN: os incentivos que o último governo criou para tentar levar médicos para zonas e especialidades com mais necessidades só conseguiram convencer 20 (sim, vinte) pessoas. Estes incentivos incluíam, entre outras coisas, um ordenado mais elevado e férias adicionais

No futebol, houve duas entrevistas importantes ontem à noite. Na Sport TV, o seleccionador Fernando Santos avisou, falando da primeira fase do Europeu: "Se achamos que vamos ter facilidades neste grupo, vai correr mal". Na RTP, o treinador Julen Lopetegui falou pela primeira vez desde o seu regresso a Espanha e lembrou, a quem não tivesse percebido, que não foi ele quem se despediu do FC Porto.

Informação relevanteMorreu mais um génio da música. Prince tinha 57 anos e o seu corpo foi encontrado num elevador da sua propriedade, Paisley Park. Vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de 40 anos de carreira e, num texto publicado ontem no Observador, o Tiago Pereira explica porque é que Prince foi um artista completo. Tudo o que quer saber sobre o músico está aqui: as 15 músicas inesquecíveis, as frases memoráveis, as fotos incontornáveis, a passagem pelo cinema lembrada pelo Eurico de Barros e aspolémicas e excentricidades. Hoje, os jornais de todo o mundo têm homenagens a Prince nas suas primeiras páginas.

O Governo aprovou ontem os dois extensos documentos que supostamente irão guiar a sua atividade nos próximos anos. No Plano Nacional de Reformas, temos medidas que vão das bicicletas aos comboios, passando pela obrigatoriedade de os ministros revogarem mais leis do que as que aprovam e terminando numa gralha de 4 mil milhões de euros.
Já no Programa de Estabilidade, temos, como explica o Nuno André Martins, uma parte do já famosos plano B, com 350 milhões de cortes em cativações adicionais prontos a avançar em caso de derrapagem.
Os papéis não convenceram toda a gente. O Conselho das Finanças Públicas avisou num parecer que as previsões do governo são demasiado optimistas e que há medidas postas nos documentos que estão ainda por explicar.
No Observador, temos várias opiniões sobre o assunto. José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, Paulo Trigo Pereira, André Azevedo Alves e Luís Salgado de Matos fizeram cinco análises rápidas aos planos do governo. Rui Ramos escreve que o "fim da austeridade" é "pouco mais do que simbólico, com muitas 'cativações adicionais' escondidas nas notas de rodapé". Já Miguel Tamen tem a solução para um país sem desempregados: tornarmo-nos todos médicos. Incrivelmente, nas centenas de páginas do Plano Nacional de Reformas e do Programa de Estabilidade, não há uma palavra sobre esta possibilidade.

O "Professor Marcelinho" passou o dia de ontem no Alentejo e acabou rodeado por crianças que queriam um autógrafo, um beijinho ou uma selfie. Também ficou rodeado por idosos, que queriam declamar-lhe rimas. Para acompanhar a hiperatividade do Presidente, a Rita Dinis precisou de usar todos os recursos de um jornal digital na sua reportagem: texto, claro, e ainda uma fotogaleria, um vídeo colocado no Twitter e um registo áudio. Veja tudo aqui.
Mas António Costa não se deve deixar iludir por tantos afetos. Ao longo do dia, Marcelo avisou o governo que as metas orçamentais são "muito, muito exigentes" e lembrou ainda que as promessas feitas ao interior devem ser mesmo para cumprir. Hoje, o primeiro-ministro vai a Évora para a sua reunião habitual com o Presidente.

Além dos números, o ministro das Finanças tem também que se preocupar com as palavras. Ontem, o Ministério Público anunciou que vai "analisar" as declarações de Mário Centeno na comissão de inquérito ao Banif para perceber se o ministro mentiu, como acusa o PSD, e se se justifica avançar com um processo.
Ainda no Banif, o vice-governador do Banco de Portugal Pedro Duarte Neves foi ao Parlamento assegurar que a instituição de supervisão nunca foi avisada dos problemas do Banif Brasil.

Para terminar o tema banca: ontem, o presidente do BCP, Nuno Amado, disse estar preocupado com a decisão do governo de forçar a desblindagem dos estatutos, tomada na sequência do impasse no BPI. Também ontem, numa assembleia geral, os accionistas do BCP aprovaram a entrada de possíveis novos investidores. Hoje, as acções do banco já subiram quase 6%.

É já a 6 e 8 de junho que se realizam as provas de aferição. Mas, nesta altura, ainda não se sabe quais as escolas que as vão realizar - a decisão pode ser tomada até 29 de abril. A Renascença falou com pais e diretores e destaca uma palavra: "bagunça".

As imagens foram registadas pela câmara da SICEduardo Catroga, ex-ministro das Finanças e atual presidente do Conselho Geral da EDP, apanhou António Costa na Fundação EDP e disse-lhe duas coisas ao ouvido.Primeira: "Os acionistas da EDP precisam de falar consigo...". Segunda: "Se você precisar de mim para eu dar aí alguns entendimentos... Eu disponho-me a isso. Porque eu tenho essa visão da política, que não é partidária". Tentando escapar com a elegância possível, o primeiro-ministro só repetia: "Muito bem, sim senhor".

Pablo Iglesias, líder do Podemos (que não está numa posição brilhante nas sondagens) aproveitou a apresentação de um livro para criticar os jornalistas que fazem a cobertura do seu partido. Entusiasmado, decidiu mesmo atacar um repórter em especial, Álvaro Carvajal, do El Mundo. Não correu bem: alguns jornalistas levantaram-se e foram-se embora.

A crise no Brasil passou da política para o machismo. A revista Veja publicou um perfil da mulher de Michel Temer (ele, 75 anos; ela, 32) e descreveu-a como sendo "bela, recatada e do lar". As reacções começaram a aparecer nas redes sociais e rapidamente ganharam a hashtag #belarecatadaedolar. Várias pessoas chamaram a atenção para o contraste com uma outra mulher que pelo menos não cumpre o último requisito: em vez de ser "do lar", é da Presidência da República. Dilma Rousseff afirmou há dias que "certas situações não aconteceriam caso o Presidente da República fosse um homem".

Os nossos Especiais

Um australiano visitou a Coreia do Norte e trouxe consigo 48 fotografias do metropolitano mais misterioso (até há pouco tempo, os estrangeiros estavam proibidos de lá entrar) e profundo (está a 110 metros da superfície) do mundo. As imagens são surpreendentes: os passageiros estão proibidos de falar entre si durante as viagens, as carruagens têm todas fotos dos ditadores Kim Il-Sung e Kim Jong-Il e o hino do país está constantemente a tocar.

O Estoril Open começa este sábado e o Diogo Pombo foi falar com o único português que alguma vez chegou à final do torneio. Olhando para trás, Frederico Gil admite que "nem estava preparado" para ganhar o torneio. Quando se viu à frente no terceiro set, perdeu-se: "Comecei a pensar 'Vou ganhar o Estoril Open. Fogo, nunca pensei. Como é que vou festejar? Vou cair de joelhos no chão? Vou atirar-me para trás? Vou subir à bancada?' E, de repente, deixei de pensar no jogo e deixei a cabeça fugir para esses pensamentos".

Notícias surpreendentesVamos lá a ver se nos entendemos: afinal, o pão deve fazer parte da nossa dieta ou não? Parece que o assunto é complicado. A Sílvia Silva falou com quatro especialistas para perceber o que é que devemos pôr em cima da mesa.

O Game Boy vale dinheiro. O Tamagotchi também. E o My Little Pony idem aspas. Os brinquedos velhinhos podem ser bem vendidos, se souber aproveitar a oportunidade. Há quem esteja disponível para pagar bastante por eles.

A semana está quase a acabar, por isso ganhe a energia suplementar de que precisa para chegar ao fim de semana prolongado. Exercite o seu cérebro com 15 adivinhas que o vão fazer pensar. Não se precipite.

E quando finalmente aterrar no fim de semana, já sabe que tem as sugestões da Sara Otto Coelho. Os Dias da Música no CCB, a chegada da primavera a Serralves ou uma viagem literária em Santarém - há mais aqui.

O dia tem 24 horas, por isso de certeza que vai poder parar durante dez minutos para ver este vídeo. Hélder Afonso (que em criança queria ser piloto de aviões) usou um drone para mostrar as imagens mais bonitas de Portugal visto do céu.

E, já agora, aproveite mais uns minutos para ver osvencedores do Sony World Photography Awards. São fotografias impressionantes. As 14 categorias do concurso vão desde "Atualidade" a "Quotidiano".

Como vê, no Observador temos as notícias sempre atualizadas. Venha conferi-las aqui.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário