sexta-feira, 4 de novembro de 2016

360º - Read my lips: "Não há aumento de impostos". Hoje há mais Orçamento

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
Rui Rio negou ontem à noite que esteja a fazer contactos para suceder a Pedro Passos Coelho na liderança do PSD. Falando sobre uma notícia, disse: "Se aquela manchete fosse exatamente verdade, eu era uma pessoa que não tinha bom senso nenhum, não era minimamente sensato".

Catarina Martins voltou ontem à noite a falar da polémica da Caixa Geral de Depósitos. Numa ação do Bloco de Esquerda em Coimbra, disse esperar que a nova administração “aproveite os 30 dias legais que tem para corrigir os erros e entregue as suas declarações no Tribunal Constitucional e, com isso, cumpra aquilo que é básico na democracia – a transparência”

Depois de Calais, Paris: começou esta sexta-feira a evacuação de um acampamento com mais de três mil migrantes na capital francesa. As pessoas estão a ser transportadas para centros de acolhimento.

Atenção ao calendário: termina hoje às cinco da tarde o prazo para entrega das propostas finais à compra do Novo Banco.


Informação relevante
E, de repente, o silêncio. António Costa não falou durante as primeiras seis horas de debate no Parlamento sobre o Orçamento (Passos Coelho e Catarina Martins também não - a discussão recomeça hoje às 10h da manhã). Já o ministro das Finanças falou imenso. E, em resposta a um deputado do PSD que entretanto tinha saído do hemiciclo, deixou uma frase que vai dar muito que falar: "Se aqui estivesse podia ler nos meus lábios pela 101.ª vez que não há aumento de impostos. E se conseguisse ler nos lábios seria um dois em um: não há aumento de impostos”. George Bush (pai) usou uma frase parecida quando era Presidente - "Read my lips: no new taxes" - da qual se viria a arrepender porque acabou por aumentar mesmo os impostos. Pode ler a crónica desta longa discussão aqui e o liveblog completo da tarde aqui.

Há seis oficiais e sargentos da Força Aérea detidos por suspeitas de corrupção na gestão das messes - o Estado terá sido lesado em cerca de dez milhões de euros. Ontem, PJ e PJ Militar fizeram quase 200 buscas.

Com uma rapidez incomum, foi cancelada a corrida entre um burro e um Ferrari que deveria acontecer hoje de manhã em Lisboa, numa ação do PSD destinada a provar os transtornos provocados pelas obras na cidade e que recriaria uma iniciativa semelhante de António Costa há uns anos. O PSD diz que a Câmara proibiu a corrida, mas a autarquia assegura que não.A Provedora dos Animais de Lisboa alertou que "uma iniciativa desta natureza, para além de ridicularizar o animal, sujeita-o ainda às intempéries que se preveem para o dia de amanhã, ao stress da cidade, podendo daqui decorrer desconforto físico e até acidentes". (Por favor, não se riam mais.)

A Web Summit é em Lisboa, mas o Porto não quer perder esta oportunidade. A Câmara, a UPTEC e a Porto Design Factory vão ajudar as startups da cidade a ganhar visibilidade durante estes dias.

Dois eurodeputados portugueses já reagiram à revelação de que terá existido um acordo secreto entre a França e a Comissão Europeia que isentava os franceses do cumprimento das metas do défice. Paulo Rangel, do PSD, e Nuno Melo, do CDS, enviaram perguntas à Comissão Europeia. Em Lisboa, duas reações: Mariana Mortágua, do BE, falou do assunto no Parlamento; e Margarida Marques, secretária de Estado dos Assuntos Europeus, disse numa entrevista à Rádio Renascença não acreditar que o acordo exista.

Espanha já tem mesmo Governo. Mariano Rajoy escolheu cinco mulheres e oito homens - só saíram três ministros do anterior Executivo.

Como mudar (ou não) a lei das armas foi uma das grandes polémicas da campanha eleitoral americanae Donald Trump aproveitou o "lobby das armas" para atacar violentamente Hillary Clinton. O enviado especial do Observador, João de Almeida Dias, esteve agora em Newtown, onde em 2012 26 pessoas (incluindo 20 crianças) morreram num tiroteio numa escola primária e conta que as feridas desse dia continuam abertas.

Vem aí um FC Porto-Benfica e quem gosta de futebol já está a olhar para o relógio. Entusiasmado com o jogo, o Rui Miguel Tovar fez duas entrevistas memoráveis para a rubrica "Questões do Forno Interno".
- Este fim-de-semana, há clássico no Dragão.
-Bem sei, bem sei. Não me apanhas desprevenido. Estou atento.
- O que te diz o Benfica?
- Muita coisa. Para começar, tenho a honra de ter ganho ao Benfica pelo Porto e também pela Argélia.
- Pela Argéliaaaaaa?
- Amigo, Estádio Nacional, em Argel. Antes do Mundial-82. Nessa altura, estava longe de saber que ia jogar com a maioria uns anos mais tarde. Como Bento, Carlos Manuel, Veloso, Álvaro.
- Boa tarde Manniche, tudo bem?
- Yeahhhhh. E you? (ah é verdade, esquecemo-nos deste detalhe fabuloso: Manniche fala tão bem português como eu dinamarquês, daí que a conversa seja uma galhofa pegada).
- Ligo-lhe porque há um Porto-Benfica este domingo.
- Lembro-me tão bem.
E as conversas seguiram por aí adiante...


Os nossos Especiais

O Papa Francisco afirmou há dias, ao regressar de uma viagem à Suécia, que as mulheres jamais poderão ser padres na Igreja Católica. Quais são, afinal, os argumentos do Vaticano para defender a não ordenação das mulheres? Isso alguma vez vai mudar? E como se passam as coisas nas outras Igrejas Cristãs? O Observador preparou um Explicador fundamental para perceber o que está em causa.

A visita do Papa Francisco à Suécia e a comemoração dos 500 anos da Reforma desencadeada por Martinho Lutero são o tema do Conversas à Quinta desta semana, que junta, como sempre, Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes. Veja o programa aqui.


Notícias surpreendentes

Começa hoje o o Lisbon & Estoril Film Festival (LEFFEST) e o crítico de cinema Eurico de Barros escolheu os dez filmes que não deve perder. Ora veja lá.

Também hoje, estreia na Netflix a série "The Crown", sobre a vida de Isabel II e Pedro Vieira lembra o seu percurso: "Sobreviveu a ataques e enxovalhos, a adultérios embaraçosos e a guerras de vários feitios, e nem os dramas e incertezas do recente Brexit parecem abalá-la. De facto é preciso ter estofo para estar em palco há mais tempo do que os Rolling Stones".

Vem aí mais um fim de semana para aproveitar. Precisa de programas? Então este é o sítio certo: exposições, teatros, música e muito mais. É só escolher.

Uma modelo da Victoria's Secret também pode ter estrias? Parece que sim. A marca publicou uma série de fotos promocionais de Jasmine Tookes que mostram algumas imperfeições. Terá sido de propósito?

E agora, já está pronto para mais uma sexta-feira? Não se esqueça: daqui a nada, o Observador abre um liveblog para acompanhar ao minuto a discussão sobre o Orçamento na Assembleia.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

_______________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário