“Podas e Desbastes Florestais” é o tema da ação de formação que vai decorrer na Praça Marquês de Marialva, no próximo dia 12 de Novembro, das 9h30 às 18h00. Promovida pela Organização Florestal Atlantis (OFA) - Associação de Desenvolvimento Florestal, a iniciativa é dirigida aos proprietários florestais da região, que para participarem têm obrigatoriamente que se inscrever previamente através junto da entidade promotora (tlm: 926141000 ou email: geral@ofatlantis.org). No final serão entregues aos intervenientes os respetivos certificados de formação.
Este curso surge na sequência de outro também promovida pela OFA sobre “Enxertia de Pinheiro Manso”, durante a qual foi detetada a carência da generalidade dos produtores relativamente a conhecimentos técnicos específicos em algumas áreas da gestão florestal.
É precisamente esse diagnóstico que está na origem da formação sobre “Podas e Desbastes Florestais, tanto mais que a região apresenta um considerável potencial para a produção de espécies destinadas à serração, além de que, a correta condução dos povoamentos desde a sua origem, nomeadamente através da realização de podas e desbastes, favorece a valorização da madeira.
Com coordenação pedagógica da Fly-Form, entidade com ampla experiência no sector da formação, este curso de formação será orientado por Francisco Caetano, engenheiro de recursos florestais especializado na área da silvicultura e arboricultura florestal, nomeadamente em podas e desbastes, tendo já ministrado mais de 100 cursos nesta área.
A OFA - Organização Florestal Atlantis é uma associação de desenvolvimento florestal, sem fins lucrativos, com intervenção nos concelhos de Anadia, Cantanhede, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Oliveira do Bairro e Vagos. A ação da OFA é transversal a toda a fileira e visa apoiar, representar e integrar todos os intervenientes da dloresta, desde o proprietário privado até à Industria, passando pelos centros de conhecimento e investigação e pelas entidades públicas com ação no domínio florestal.