sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Com um pedido de desculpa pelo atraso (o computador falhou-me esta manhã)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
04 DE NOVEMBRO DE 2016

Bom dia!
A polícia turca prendeu dois líderes políticos, mais alguns deputados do partido pró-curdo que ganhou peso na oposição a Erdogan. As autoridades alegam que estes se recusaram a depôr em tribunal num caso de terrosrismo. 
Trump continuou a recuperar terreno nas sondagens, desde logo no estado da Carolina do Norte, que o New York Times diz ser o mais importante das eleições - e onde pararam os dois candidatos. Hillary já recrutou Obama para uma maratona de comícios, numa recta final que parece mais indefinida do que muitos esperavam.
No Reino UnidoTheresa May está sob pressão para antecipar eleições, depois da decisão do tribunal que retirou o poder ao Governo para proceder à saída da união Europeia. As divisões no partido do Governo, que já eram difíceis de gerir, estão a tornar-se um caso sério, anota o The Times. 
Mais perto, em Paris, o Bataclan anunciou que vai reabrir portas um ano depois dos atentados. Com Sting como cabeça de cartaz. 
Quem quer ser milionário? Um clube chinês anunciou a contratação de André Villas-Boas, substituindo o nosso conhecido Erickson. Diz a TSF que o português vai ser o terceiro treinador mais bem pago do mundo. 
O tema do dia
Hoje optámos pelos manuais escolares, porque descobrimos uma orientação do Ministério que é importante os pais conhecerem: os alunos que tenham manuais gratuitos podem fazer (quase) tudo com eles - até pinturas e autocolantes serão permitidos, sem multas no fim do ano. O Governo concede que dificilmente eles poderão ser reutilizados, pelo que já está a pensar em mudar a forma como eles são feitos. Lá fora, é assim que se faz, explica a Clara Viana.
E outras notas a reter
A Caixa, pois claro. Porque ontem à noite o socialista Silva Pereira criticou a má gestão política do caso pelo Governo, prometendo o indevido à nova administração. Também porque o Negócios diz que António Domingues admite mostrar o seu património, mas só no fim do mandato. E, já agora, porque descobrimos que o anterior presidente da CGD também está em falta no tribunal. Já agora, o Jornal Económico acrescenta que a auditoria vai arrancar este ano, sendo pedida pelo Banco de Portugal. 
Uma certa agitação no PSD. Ontem à noite ouvimos Rui Rio, mas ficámos sem perceber se o ex-autarca quer ou não ser o próximo líder do partido(percebemos, sim, que acha cedo para falar disso). O que ouvimos e percebemos é que Rio não acha este Orçamento um desastre, mas que não o vê a levar-nos a lado nenhum. A propósito de oposição a Passos, José Eduardo Martins diz ao jornal i que não exclui uma coligação CDS/PSD em Lisboa (e a ordem não é um acaso). 
Um sinal de desagrado do Bloco: o partido denunciou na TSF a existência de quase 40 mil desempregados a trabalhar quase de graça nas autarquias. Estamos a falar, diz o BE, de quase um terço dos trabalhadores do poder local (o que me parece excessivo, mas...). A batata quente está na mão do ministro Vieira da Silva, que tem feito a promessa de combater os trabalhadores precários. 
A propósito de precários, também há uma boa nova: as participações ao Ministério Público por falsos recibos verdes desceram 85%.
Já que falo do Bloco, o DN deixa uma suspeita no ar: um ex-deputado do partido será beneficiado por uma lei que dá uma isenção de IVA aos profissionais de terapêuticas não convencionais. O problema é o "efeito retroactivo"
Corrupção na Força Aérea? Há suspeitas fundadas de 10 milhões roubados nas messes, já com seis militares detidos e muitos mais suspeitos (46).
A TAP está a perder para as low cost. A redução de oferta no Porto teve efeitos negativos no número de passageiros transportados, como explica a Raquel Almeida Correia. O nosso Editorial é sobre isso mesmo. 
Hoje acontece
O fim da discussão sobre o Orçamento, depois de ontem a discussão de resumir a um conforto e uma promessa. As votações 
As propostas finais para a compra do Novo Banco. O Banco de Portugal acredita que não haverá desistências entre os seis candidatos já conhecidos. E o presidente do banco mostra-se confiante. O Negócios acrescenta que há um sétimo interessado, mas que chegou tarde para este jogo.  
Entra em vigor o acordo de Paris, sobre alterações climáticas. Já não se lembra? Não tem mal, aqui tem os seus seis pontos essenciais.
E começa o Lisbon & Estoril Film Festival. Se quiser um roteiro, aqui estão 10 paragens obrigatórias

Só mais um minuto 

Com a Websummit à porta, vale a pena a pergunta: quais são as profissões do futuro? Uma pista: 9 em cada 10 profissões serão afectadas pelas novas tecnologias. Uma certeza: nesta lista há emprego seguro.
Por que é que há canções que não nos saem da cabeça? Uma equipa de cientistas procurou a resposta e chegou a uma fórmula infalível: canções com andamento rápido, uma forma melódica vulgar, mas intervalos e repetições incomuns. A campeã actual destas canções viciantes é... esta senhora.
Falando em canções, falando em senhora, ora veja quem voltou: Rita Redshoes está na capa do Ípsilon, com o seu novo álbum. Chama-se "Her" e diz quem o ouviu que tem um desejo maior que o medo
Como vê, não faltarão leituras para estes dias, onde até teremos um grande clássico do futebol português. Eu cá estarei, a vê-lo - mas a trabalhar. 
A si, desejo-lhe um bom dia de trabalho e dois de merecido descanso. 

Bom fim-de-semana!
Até já!
_______________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário