terça-feira, 29 de novembro de 2016

CARROS ELÉTRICOS VÃO COMEÇAR A PAGAR PARA ABASTECER


 
Os carros elétricos vão passar a pagar para abastecer nos pontos de carregamento da via pública. O Ministério do Ambiente espera que a medida seja posta em prática até ao final do primeiro semestre do próximo ano.
Segundo o Jornal de Notícias, o secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes, diz que esta situação “só será desmotivadora para quem acreditava que poderia continuar a circular de carro elétrico à custa dos impostos de todos.
José Mendes realça que as viaturas elétricas continuarão a ser mais económicas que os veículos a gasolina ou gasóleo.
“O custo por 100 quilómetros de energia elétrica será de cerca de um quarto” quando comparado com o custo da gasolina, destaca o secretário.
Até agora, a rede pública de abastecimento já ofereceu 1,2 gigawatts aos proprietários destas viaturas, o suficiente para percorrer 7,2 milhões de quilómetros.
A rede pública tem atualmente 1.076 carregadores, que começaram a ser instalados em 2011 e que vão ser atualizados.
O investimento na modernização da rede de abastecimento será de oito milhões de euros, com cerca de 1,8 milhões para a instalação de 50 postos de carregamento rápidos, que permitem carregar 80% da bateria em 15 a 20 minutos (de 50 kw).
Os restantes seis milhões de euros são aplicados na modernização da rede piloto com 1.076 carregadores que preenchem a bateria num período entre 60 a 90 minutos, destaca o JN.
O pagamento do abastecimento elétrico vai ser feito através de um cartão, que vai permitir o condutor abastecer em qualquer ponto de carregamento do país – recebendo, no final de cada mês, uma fatura com o montante a pagar.

Utilizadores de veículos elétricos concordam com pagamento

O fundador da Associação Utilizadores de Veículos Eléctricos (UVE), Henrique Sánchez, considera positivo o pagamento em postos de carregamento rápido uma vez que “vão facilitar imenso as viagens entre o país inteiro”.
“Claramente estamos de acordo que se comecem a pagar os postos de carga rápida, que vão ser 50 instalados em todo o país, e que vão facilitar imenso as viagens entre o país inteiro“, comentou Henrique Sánchez à agência Lusa.
O criador da UVE afirmou ter recebido informações sobre o início dos pagamentos na rede de carregamentos rápidos, cujos primeiros postos começaram a ser colocados em agosto, no Algarve.
Sanchéz referiu a instalação de mais postos nas sedes de distrito e que os postos da rede normal “vão ser todos revistos do ponto de vista tecnológico”.
O responsável referiu que “outros vão ser desativados porque a procura não justifica a sua localização e outros vão ser relocalizados“.
“Vimos como muito positivo a instalação do resto da rede que falta e o ‘upgrade’ tecnológico daqueles postos que estão, claramente, já desatualizados”, disse à Lusa.
Com o lançamento de vários modelos com autonomias entre os 300 e os 400 quilómetros e “se tivermos a rede instalada, quer a rede normal, quer a rede de carga rápida julgo que Portugal irá estar, claramente, no topo da mobilidade elétrica de todo o mundo“, perspetivou.
Em julho decorrerá no Porto um encontro da UVE e o responsável previu que nessa altura “senão 100% da rede instalada, estará bastante mais de 60 ou 70%”.
ZAP / Lusa

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