terça-feira, 29 de novembro de 2016

Banda Velha União Sanjoanense convida grupos corais para concerto no Cineteatro Alba

A Banda Velha União Sanjoanense vai encerrar o ciclo de 2016 de “Bandas em Concerto” no próximo sábado, 3 de dezembro, pelas 21h30. Na Sala Principal do Cineteatro Alba a banda mais antiga do Concelho vai partilhar o palco com o Grupo Coral Nossa Senhora do Ó, de Nogueira da Maia, e a Canticis – Associação Grupo de Cantares de São João de Loure. O concerto é gratuito, mas sujeito a levantamento de ingresso e à lotação da sala.

 Na primeira parte, a Banda Velha União Sanjoanense vai interpretar duas composições locais recuperadas pelo etnomusicólogo Mário Correia – “Albergariense”, de Francisco da Silva Matos, e “Alba em Marcha”, de Francisco S. Neto. O reportório inicial inclui ainda a música “Estrela da Manhã”, de Joaquim Correia, e “Voice of the Vikings”, uma obra que exalta a epopeia dos vikings, do compositor austríaco Michael Geisler.

Após o intervalo, o concerto ganhará um cariz mais popular com a participação do Grupo Coral Nossa Senhora do Ó e da Canticis. O portuense Afonso Alves, que deixou uma vasta obra composta por peças de concerto, marchas, polcas, música de câmara e popular, será o compositor em destaque. “Contos da Lua Nova”, “As Pombinhas da C’atrina”, “Oliveira da Serra”, “O Milho da Nossa Terra”, “Alecrim” e “Moliceiro” são as músicas selecionadas para a segunda parte do espetáculo.

A Banda Velha União Sanjoanense foi fundada em 1826 e é atualmente composta por 62 músicos, sob a direção artística do maestro Arnaldo Costa. Tem quatro trabalhos discográficos editados, incluindo o CD “O Moliceiro”, com temas populares portugueses, interpretados pelo grupo Canticis. A escola de música conta com 38 alunos distribuídos por sete classes instrumentais e por cinco turmas de formação musical.

A banda já atuou em França, Espanha e nos Açores e recebe frequentemente formações musicais estrangeiras no âmbito de intercâmbios culturais. A Banda Velha União Sanjoanense recebeu a Medalha de Mérito Municipal, em 1995, e a Medalha de Mérito do Governo Civil de Aveiro, em 2011.

_______________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário