terça-feira, 29 de novembro de 2016

360º - Avião despenha-se na Colômbia com 81 pessoas e equipa de futebol a bordo. Alunos portugueses passam Finlândia na matemática. E ainda Elon Musk

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
... um avião despenhou-se na Colômbia com 81 pessoas a bordo, incluindo a equipa de futebol brasileira Chapecoense, que ia disputar a Copa Sul-Americana. Tudo indica que haverá seis sobreviventes. O Observador já abriu um liveblog para seguir tudo ao minuto. Aqui ficam algumas informações:

  • O acidente terá sido provocado por “falhas elétricas”;
  • O Chapecoense quis ir à Colômbia noutro voo, mas as autoridades brasileiras não deixaram;
  • O guarda-redes Marcelo Boeck, ex-jogador do Sporting atualmente no Chapecoense, não estava a bordo do avião porque pediu dispensa.

Esta madrugada foi recuperado o corpo da segunda vítima mortal da derrocada de um edifício no centro de Lisboa. Os bombeiros terminaram a operação às 00h10.

A Presidente da Coreia do Sul pediu ao Parlamento que prepare a sua saída antecipada do cargo. Depois de ser envolvida num caso de tráfico de influências e fraude, Park Geun-hye decidiu que não tem condições para terminar o mandato.


Informação relevante
Os alunos portugueses do 4.º ano estão melhores a matemática e até ultrapassaram a Finlândia. É a maior evolução nos resultados desta disciplina em 20 anos. A novidade acaba de ser conhecida com a divulgação, esta manhã, dos resultados do estudo internacional Trends in International Mathematics and Science Study (TIMSS). Má notícia: os alunos portugueses caem 13 posições a ciências. Veja todos os detalhes aqui.

Pedro Passos Coelho assinou ontem a certidão de óbito do Bloco Central. Numa iniciativa do PSD, afirmou que o facto de, na discussão do Orçamento, o PS ter chumbado propostas do PSD que até estavam no programa dos socialistas é a prova de que os consensos são “conversa fiada”. O recado foi enviado diretamente ao "dr. Rebelo de Sousa".
Passos também falou (como não?) da Caixa Geral de Depósitos, para atacar o silêncio de António Costa: "O primeiro-ministro deve uma explicação aos portugueses. E, se insistir em não a dar, já não se trata de uma questão de estilo ou habilidade, trata-se de um profundo desrespeito pelos portugueses".

De qualquer forma, já há dinheiro para o banco público.Os partidos de esquerda aprovaram ontem no Parlamento os 2,7 mil milhões de euros de que o Governo precisa para a recapitalização da Caixa. Os partidos da direita votaram contra.

Mais novidades do Orçamento:

O hospital Garcia de Orta teve ontem que encaminhar grávidas para outros hospitais por falta de médicos na urgência. Os responsáveis dizem que estão a tentar recrutar mais médicos.

Já foi identificado o atacante que provocou 11 feridos na Universidde do Ohio. Abdul Razak Ali Arta é um estudante de 18 anos natural da Somália e residente nos EUA. Logo que foi dado o alerta, as autoridades ativaram, através do Twitter, o protocolo que é seguido nesta situações e que consiste numa mensagem onde se lê “Run, hide, fight”: fujam, se for possível; ou escondam-se de forma silenciosa; ou, caso estejam em perigo iminente, lutem.

Duas novidades sobre Trump:

Os nossos Especiais
Elon Musk anunciou que a Tesla vai abrir uma fábrica na Europa - e, em Portugal, Governo, municípios e simples fãs estão a mobilizar-se para que o líder da marca de automóveis 100% elétricos escolha o nosso país. Elon Musk é um homem de negócios, digamos, peculiar: além de estar à frente da Tesla, o 34.º homem mais rico do mundo também criou uma grande empresa que pretende colocar 80 mil pessoas a viver em Marte. E disse que está a guardar umas horas no calendário para encontrar uma namorada. A Ana Pimentel escreveu um perfil imperdível.


Notícias surpreendentes

Os reis de Espanha jantaram ontem em Guimarães, no Paço dos Duques de Bragança, depois de um dia inteiro no Porto. Esta fotogaleria mostra por onde andaram Felipe VI e Letizia. Hoje, os reis almoçam no Porto e à tarde seguem para Lisboa.

Já agora: se se cruzar com Felipe VI e Letizia na rua e lhes quiser oferecer um presente de Portugal, não precisa de procurar muito. A Ana Dias Ferreira fez a lista dos 20 souvenirs que os reis seguramente gostariam de levar para Madrid.

Jorge Palma deu ontem um grande concerto no CCB, em Lisboa. Tocou todas as músicas do álbum "Só" (que foi a razão para o espectáculo) e depois seguiu para "something completely different", como conta o Alexandre Borges.

É uma loja pop-up, chama-se 8x8 e junta oito jovens designers portuguesas de joalharia nas Galerias Lumière, no Porto. A Sara Otto Coelho explica o que pode ver por lá até 15 de janeiro.

Olhe bem. Não: olhe outra vez. Vá lá: outra. Estas 30 ilusões de óptica com reflexos viram o mundo ao contrário, não é?

E com esta pergunta retórica fica com as informações essenciais para começar o dia. Já sabe que pode sempre voltar ao Observador para ter as últimas atualizações.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário