terça-feira, 29 de novembro de 2016

Atividades para a família assinalam aniversário Museu do Vidro comemora 18 anos


O Museu do Vidro, na Marinha Grande, assinala o seu 18º aniversário com um programa de atividades, sobretudo vocacionadas para o público infantil, que decorrem entre os dias 5 e 18 de dezembro e cuja participação é gratuita.

As iniciativas são organizadas pela Câmara Municipal e pretendem assinalar a efeméride, divulgar o museu e promover  o convívio das famílias.

O programa do 18º aniversário do Museu do Vidro é o seguinte:

De 05 a 16 de dezembro
Descobrindo a exposição… “Bordalo Pinheiro: 170 anos depois por alunos de Belas Artes”
Objetivos específicos | Permitir que as crianças estabeleçam uma relação com as obras observadas, interagindo com as mesmas e distinguindo materiais utilizados; desenvolver a expressão e comunicação das crianças através da educação estética, despertando a sua sensibilidade para a arte; desenvolvimento das capacidades criativas, artísticas e motoras das crianças.

Descrição da atividade | A atividade consistirá numa visita exploratória à exposição temporária “Bordalo Pinheiro: 170 anos depois por alunos de Belas Artes”, patente no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro (NAC), para observação e interpretação das obras expostas. De seguida as crianças serão convidadas a realizar um trabalho de expressão plástica e livre tendo por base as obras observadas na exposição.

Serão disponibilizados vários materiais, nomeadamente lápis de cor e cera, canetas de filtro, colas, diversos tipos de papéis e lãs, com os quais as crianças poderão criar os seus trabalhos. Para os alunos do pré escolar será fornecida uma folha com o contorno da obra escolhida pela criança.O museu disponibilizará os materiais necessários à realização da atividade.

Local | Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro.

Público-alvo | Crianças a frequentar o ensino pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico do concelho, com idades compreendidas entre os 3 e os 10 anos de idade.

Calendarização | De segunda-feira a sexta-feira, dias 05, 06, 07, 09, 12, 13, 14, 15 e 16 de dezembro.

Horários | Das 09h30 às 11h30 para o ensino público e das 14h00 às 16h00 para o ensino privado.

13, 17 e 18 de dezembro
Entradas gratuitas no Museu do Vidro


17 de dezembro . sábado

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Serviço Educativo do Museu do Vidro
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

16h00 | Casa da Cultura Teatro Stephens
Conto de Natal “O menino de vidro” | Oficina Teatro&Arte

Sinopse | Esta é a história de um menino chamado Diogo, que desde muito cedo tem uma atração especial pelas peças de vidro feitas pelo seu pai Daniel, reconhecido artesão na arte de soprar o vidro.
Daniel trabalha numa das duas últimas fábricas que ainda resistem, e muitas vezes em conversa com a sua mulher Susana, padeira de profissão, lamenta o facto da arte de trabalhar o vidro estar a acabar...

Ficha Artística |
Texto original, encenação, cenografia: Guto Silveira
Direção de produção: Guto Silveira e Ermelinda Silva
Atores: Ivo Bento, Ermelinda Silva, Pedro Teles, Rui Graça, Nuno Tavares, José Luís, Rita Marques, Filipa Ferreira, Inês Machado
Coreografia e dança: Rita Monteiro e Carolina Carvalho
Poema “Sonhos de Vidreiro”: Sérgio Bento
Adereços: Poeiras Glass Estúdio de Vidro
Classificação etária: M/6
Entrada gratuita


18 de dezembro . domingo

10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Serviço Educativo do Museu do Vidro
Demonstrações de fabrico e decoração de vidro ao vivo

10h30 | Serviço Educativo do Museu do Vidro
Ateliê de pintura sobre vidro “Lâmpadas de Natal”

Descrição | Recorrendo à técnica de pintura sobre vidro, através da aplicação de tintas com recurso a esponjas ou pincéis, as crianças são convidadas a realizar um enfeite de Natal a partir da decoração de uma lâmpada de vidro.

Público-alvo | crianças dos 3 aos 10 anos de idade.

Duração aproximada | 1h30m.

Nº máximo de participantes | 20 (inscrições por ordem de chegada).

Data limite para a realização de inscrições | 16 de dezembro, pelo telefone 244 573 377 ou por email: servico.educativo@cm-mgrande.pt. As inscrições devem conter nome, idade e contato móvel. As crianças só podem participar se acompanhadas por um adulto. 
Cada criança deverá trazer uma lâmpada de vidro.

15h00 | Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
Visita guiada à exposição “Bordalo Pinheiro, 170 anos depois por alunos de Belas Artes”

Museu único em Portugal

Instalado no Palácio Stephens, o Museu do Vidro reúne coleções e saberes que testemunham a atividade vidreira portuguesa sob as perspetivas industrial, artesanal e artística, desde meados do século XVII/XVIII até à atualidade. Trata-se do único museu em Portugal especificamente vocacionado para o estudo da arte, artesanato e indústria vidreira.

O Museu do Vidro é considerado um dos espaços culturais marinhenses de referência obrigatória. Ali estão representadas algumas das mais brilhantes peças concebidas pelos artistas vidreiros da Marinha Grande e alguns dos momentos mais marcantes das várias etapas desta indústria, que se instalou no concelho há mais de 250 anos pela mão do irlandês John Beare, depois continuada e impulsionada pela família Stephens.

O museu acabou por ser instalado num edifício construído dentro do perímetro da fábrica, na segunda metade do século XVIII. O Palácio Stephens, assim designado por ter sido mandado construir pelo industrial Guilherme Stephens, é um edifício de três pisos, de traçado arquitectónico neoclássico, que começou a ser recuperado em 1996.

A coleção de vidros do museu possui objetos manufaturados entre os séculos XVII e XX em vários centros de fabrico nacionais, bem como um conjunto de obras de arte (esculturas, pinturas, instalações, etc.), produzidas em finais do século XX por artistas plásticos portugueses e estrangeiros.

_____________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário