terça-feira, 29 de novembro de 2016

João Paulo Almeida e Sousa vai dirigir Instituto Português do Sangue

Médico de Coimbra vai ocupar o lugar de Helder Trindade a partir de dezembro

O médico João Paulo Almeida e Sousa é o novo presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), disse à Lusa fonte oficial.

João Paulo Almeida e Sousa, que é diretor da Unidade de Gestão Intermédia Urgência e Cuidados Intensivos do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, vai iniciar funções no próximo dia 01 de dezembro.

O médico vai ocupar o lugar de Helder Trindade, que solicitou ao ministro da Saúde a sua substituição, alegando razões "pessoais e familiares" para a sua saída.

Quando foi conhecido este pedido de substituição, Helder Trindade esclareceu: "Sou um médico que pertence ao mapa de pessoal da instituição e, como presidente do IPST, todo o trabalho que desenvolvi durante o meu mandato foi no sentido de pugnar pelo melhor cumprimento da missão do IPST".
João Paulo Almeida e Sousa

Antes de assumir a direção do IPST, em 2011, Hélder Trindade era diretor do Centro de Histocompatibilidade do Sul e responsável do Registo Português de Dadores de Medula Óssea.

O desaproveitamento de parte do plasma recolhido em Portugal, o mau estado em que estavam milhares de amostras do Banco Público de Sangue do Cordão Umbilical e pontuais quebras de dádivas, acompanhadas pela polémica na perda de isenção do pagamento de todas as taxas moderadoras para os dadores foram alguns dos casos com que Helder Trindade enfrentou no seu mandato.

Fonte: DN

Comentário: Helder Trindade sai de cena pela porta estreita, sem que tenha reconhecido publicamente que ofendeu um conjunto de dirigentes associativos, entre eles estou incluído.

J. Carlos
Boicote de associações de dadores está a provocar quebras nas reservas de sangue

Paula rebelo / Casimiro Alves / Miguel Cervan
08 Abr, 2012, 13:54 / atualizado em 08 Abr, 2012, 13:54

Nenhum comentário:

Postar um comentário