quinta-feira, 18 de maio de 2017

Motoristas dos transportes de Aveiro em greve outra vez

Os trabalhadores da ETAC/Aveiro Bus (Transdev), empresa à qual estão concessionados os transportes urbanos de Aveiro, mantêm a greve e aprovaram em plenário uma exposição que entregaram ao presidente da Câmara.
Resultado de imagem para Motoristas dos transportes de Aveiro em greve outra vez
A adesão à greve às primeiras horas desta quinta-feira está a ser semelhante à verificada nos dias oito e nove, com a paralisação de 21 dos 23 motoristas, o que afetou, sobretudo, os desdobramentos, segundo Hélder Borges, do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal (STRUP), que convocou a greve.
"A adesão anda na ordem dos 80%. A empresa alterou as escalas de serviço para reduzir os efeitos da greve, mas as diferentes carreiras estão a ser afetadas, principalmente os desdobramentos: onde costuma haver três autocarros, só um fez o serviço", relatou à Lusa o sindicalista.
Trabalhadores reclamam menos horas de trabalho e o aumento do subsídio de refeição
Uma representação de trabalhadores deslocou-se pelas 08.30 horas à Câmara Municipal de Aveiro para entregar ao presidente um documento, aprovado em plenário, em que reclamam a redução da "amplitude diária" de trabalho e o aumento do subsídio de refeição, considerando que a concessão não está a acautelar os direitos que tinham na MoveAveiro, a empresa municipal em processo de extinção, de onde transitaram.
"A Câmara também tem alguma responsabilidade porque, após a concessão, o descanso entre jornadas de trabalho por vezes não é respeitado, pondo em causa a segurança dos utentes", disse.
Embora o salário corresponda a oito horas de trabalho diário, queixam-se de que acabam por estar 12 e mais horas afetos ao serviço.
Outra pretensão dos motoristas é o aumento do subsídio de refeição, atualmente de 2,50 euros, para um valor semelhante ao que é pago em "refeição deslocada", que é de 6,90 euros, dado que têm de permanecer 12 horas ao dispor da empresa.
O STRUP entregou um anúncio prévio de greve, para o período compreendido entre as seis horas e as nove horas, que se vai repetir nos dias 25 e 26, se a administração não corresponder às suas reivindicações.
Fonte: JN
Foto: Maria João Gala / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário