quinta-feira, 18 de maio de 2017

Apreendidos mais de 200 quilos de bivalves em operação da ASAE em todo o país

Mais de 300 veículos foram inspecionados e mais de 200 quilos de bivalves foram apreendidos hoje de manhã durante uma operação da ASAE que ainda está a decorrer em todo o país, disse à Lusa o inspetor-geral.
Resultado de imagem para Apreendidos mais de 200 quilos de bivalves em operação da ASAE em todo o país
Em declarações à agência Lusa, o inspetor-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Pedro Portugal Gaspar, adiantou que a operação começou cerca das 06:30 e terá a duração de 24 horas.
"Vai estender-se até às 06:30 do dia seguinte [sexta-feira]. A operação estende-se de Bragança a Faro em mais de 45 pontos e envolve mais de 130 inspetores, o que significa que está na rua grande parte do dispositivo da ASAE", disse.
Desde as 06:30 de hoje, até cerca das 09:30, foram, segundo Pedro Portugal Gaspar, inspecionados mais de 300 veículos e instaurados meia dúzia de processos de contraordenação.
"Tivemos também uma apreensão acima de 200 quilos de moluscos, bivalves. Aqui está um exemplo de um produto tipicamente com alguma perigosidade", disse.
De acordo com o responsável, esta operação de controlo de mercadorias visa assegurar a segurança dos produtos sejam eles económicos ou alimentares
"A ASAE tem a responsabilidade de assegurar a segurança dos produtos desde a produção até ao retalho. Nós estamos a inspecionar a sua fase intermédia, ou seja, a do transporte. Claro que estamos a ter mais atenção à parte alimentar porque têm outras condições de exigibilidade e da salvaguarda da segurança alimentar e que merece mais a nossa preocupação", explicou.
O inspetor-geral adiantou que durante a operação estão Acer verificadas as condições higieno-sanitárias, das temperaturas no transporte de frescos, bem como as guias de transporte.
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário